quarta-feira, 30 de maio de 2012

Oi, tudo bem com você?


Tipo...essa é a pergunta básica toda vez que encontramos alguém. É automático! Quase como se fosse um acompanhamento do cumprimento inicial.
E a resposta automática é: Tudo, e você?
Em alguns estados do Brasil a forma de perguntar varia, tipo, aqui em Minas é: "Ei, ‘cê ta boa?" Ou “Bão?”. E a resposta continua sendo a mesma: “Tudo jóinha” ou “Bão!”
Ou no Rio de Janeiro: “Faaaala muleeeeque? Beleza?” Resposta: “Beleza, cara”!
Em São Paulo: “ Tudo cerrrto, mano?” (Com o “r” deles que acho o máximo!). Resposta: “Certo!”
Enfim, independente dos regionalismos, as respostas são sempre as mesmas. MAS...
Não é assim sempre, não é?
Como disse minha amiga Bia:
Alguém te pergunta : Como você está? 
Seu pensamento: (Cansada, destruída, magoada, querendo chorar, com o coração partido, nervosa, angustiada, louca e confusa.)
Sua resposta: Bem e você?
E é verdade!
Até p/ minha terapeuta eu respondo isso! E depois desejo tudo o que desejo falar!
Pois é, a respeito da minha terapia, eu adoro fazer! Como já disse. Acho que se todas pessoas fizessem (claro, com um bom profissional!), seríamos bem mais resolvidos, brigaríamos menos, nos estressaríamos menos, nos compreenderíamos melhor. Pois, quando você coloca seus pensamentos em ordem, tenta entender o porquê de suas atitudes, sejam elas ruins ou não, você cresce. Quando você tenta analisar uma situação antes de tomar uma decisão séria, você amadurece. Quando você tenta ver que ás vezes os seus “problemas” na verdade, é você mesmo quem cria e que eles podem ser evitados com uma boa reflexão, você se sente livre.
Sei que muita gente diz: Mas eu sou bem resolvida, não preciso de ninguém que me mostre isso! - Que bom que você consegue! Eu também! Mas, é ótimo ter uma opinião de uma pessoa totalmente fora da sua vida. Que você pode contar tudo, tudo mesmo, aquilo que você esconde até de si mesma, pois o profissional jamais contará a ninguém. Pois ele pode ser processado e perder o emprego! Hehehe! Questão de ética e de preservação do trabalho dele.
Mas independente do porque ele não contará nada a ninguém, você pode se abrir, gritar, chorar, rir, e ele (ou ela) nunca vai te julgar. No máximo de perguntará: Porque você agiu assim? Como você se sentiu?
Toda vez que saio da minha consulta, me sinto...aliviada! Ás vezes eu falo igual a uma louca e nem deixo ela falar nada. (Eu faço isso ás vezes c/ outras pessoas, não só c/ ela...hehe!) Ás vezes eu só a ouço... Mas sempre, sempre...resolvo alguma questão sobre mim ou sobre os outros que me cercam.
E quando se é mãe...principalmente dum filho pequeno...a gente mal tem tempo p/ ir ao banheiro (e quando tem, ouvimos na porta: mamã?). Então, é tão bom...tão bom quando você pode pensar em você um pouquinho! Não é questão de egoísmo. Mas...de amor-próprio, afinal, você precisa estar bem p/ cuidar dos outros!
Enfim...quando alguém te perguntar como você está, não precisa dizer tudo, claaaaro! Calma! Hehehe! Nem tudo nem p/ qualquer um! Aí algumas pessoas realmente vão te encaminhar p/ um psicólogo ou psiquiatra. Então, não aborde mendigos, velhinhos, crianças ou estranhos nas ruas p/ contar seus problemas. Além deles não entenderem xongas, vão ficar c/ medo de você!
Mas, se você responder que está tudo bem às pessoas importantes, que convivem com você, não reclame depois se elas não virem seu sofrimento ou não te ajudarem. Afinal, você disse que estava tudo bem! E principalmente os homens...se você disser que está tudo bem, ele vai acreditar e não vai te perguntar mais nada. Mesmo sabendo que não está...pois ele já sacou que você não quer falar OU...se falar, ELE vai escutar....hahahaha! (Não os criticando..eu os compreendo!)
Então...
Como você está? (A propósito, eu estou bem! Tive um dia ótimo! Meu filho foi ao pediatra e só ouvi elogios! Ele disse que ele é uma criança muito bem cuidada e saudável! Ganhei meu dia! Viu? Eu estou bem mesmo!!! Rs....!)
Boa noite a todos!
P.s. Biaaaa, porque você está assim? Fica assim não! Eu amo você! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário