quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Brigas X Argumentos


Moro no centro da cidade, então, sou obrigada a ouvir qualquer coisa/evento que ocorre aqui na praça principal. Agora mesmo está acontecendo um “showmício” dos canditados do PT. Não vou entrar no mérito da questão das eleições e etc., até porque, meu título de eleitor está em outra cidade e não transferi desde então.

O que me chamou atenção é a altura do som e o quanto o povo berra. Naquele filme “A Dama de Ferro” quando ela começa a gritar com outro político, este diz a ela: Não grite, melhores seus argumentos! – E creio que isso vale p/ qualquer situação na nossa vida.

Pode surpreender muitas pessoas, mas eu não escondo, mesmo que isso possa gerar inveja: meu marido e eu nunca brigamos. Nãoo quer dizer que não tenhamos problemas e/ou discordamos. Mas, eu nunca o xinguei ou ele fez o mesmo, nunca levantamos a voz um p/ o outro, nunca discutimos e etc. As pessoas perguntam: como vocês conseguem? – Não somos aberrações! Conheço vários casais que conseguem isso!

Entretanto, são uma série de fatores, mas uma delas é a mais simples: Ninguém resolve NADA quando está nervoso! Então, o que fazemos quando um de nós está estressado/nervoso/irado e etc.? Nos afastamos!

Eu, por exemplo, fico um tempo na internet, procuro coisas engraçadas p/ ver, ou uma história/notícia triste p/ agradecer a Deus pela minha vida, ou saio p/ tomar um capuccino. Gustavo assiste uma TV ou acessa a internet também e etc. Aliás, é por isso que ele vai e volta a pé p/ o trabalho, p/ “desestressar” no caminho! Deixar o “capitão” no quartel!

Essa estratégia tem funcionado conosco ao longo desses quase 5 anos de casados, chamamo-la de revezamento!

Outro fator é que como namoramos quase 4 anos a distância, nós não perdíamos tempo brigando! Quando nos encontrávamos, que era 1 vez a cada 2 ou 3 meses, só queríamos curtir a presença um do outro. Isso ainda serve p/ a nossa vida atual, pois apesar de nos vermos todos os dias, eu sinto uma falta dele! Até mesmo quando ele não vem p/ almoçar, por exemplo. Quando ele tem que viajar a trabalho é tão ruim! A casa fica vazia, silenciosa...é como se uma parte de mim estivesse “fora”! Sem contar a saudade que Arthur sente, chama o papai toda hora!

A distância nos fez sofrer DEMAIS! Mas nos ensinou a valorizar cada segundinho a presença do outro.

Tem a questão do gênio também. Não sou muito briguenta e nem ele. Então, p/ aloprarmos é algo muito difícil! Sabemos relevar uma chatice, ou uma língua afiad,a um coice. Deixamos a coisa quieta, por isso mesmo, pois não vale a pena se estressar por uma leve faísca!
Eu fujo de uma briga tranquilamente. Sabe aquele gracejo de quando éramos crianças: E aí, vai encarar ou vai fugir? – Se for de briga, eu vou fugir! Como diz aquela outra frase: Entre estar certo e ser feliz, prefiro ser feliz! Deixo o outro estar certo! – E por aí que eu acho que as coisas funcionam bem!

Não condeno casais que brigam! De forma alguma! Cada um resolve seus problemas a sua maneira.
Porém, eu tenho uma teoria: a pior coisa que pode acontecer num casamento é ele terminar. E quando o casal decide por isso, cada um arruma um advogado p/ cuidar de sua parte: pensão, quem vai ficar com os filhos, as visitas, mobília, casa, carro e etc.
Quanto mais o casal briga ao lado de seus advogados pelos seus direitos, o que passou e não passou no casamento, o que o outro fez ou deixou de fazer...mais tempo vai levar o processo do divórcio. Eles só chegam a um fim, a uma decisão acertada quando estão calmos: eles têm que conversar!

Então penso eu: se o divórcio que deve ser uma coisa tão difícil, tão doloroso, só pode ser decidido com conversa, por que os problemas mais sérios de um casal não podem ser resolvidos assim?

E outra coisa, gente... existem pessoas que não querem conversar ou discutir p/ chegar num acordo. Não estou me referindo agora a vida a dois exclusivamente, mas em todo e qualquer nível de relacionamento. Tem gente que só quer TER RAZÃO! Este “sujeitinho” só quer ser ouvido e quer que todos concordem com o ponto de vista dele. Não importa o que os outros acham, só o que ele pensa/faz é importante.

É aquela pessoa que briga, discute por 5 horas a mesma coisa, várias vezes na semana, no mês, sei lá...! Não consegue lidar com uma opinião contrária e não aceita uma atitude diferente do que ela julga ser certa. Com essa pessoa, galera, não adianta discutir. Você vai perder tempo, cabelos, lágrimas e noites em claro por alguém que nada mais quer do quer ter razão.

E se seu marido ou sua esposa estão chatos demais e precisam ser ouvidos: deixem que fale! Reclamar ás vezes é terapêutico! Tem dia que vou à minha psicóloga só p/ reclamar! Eu sei que as coisas não mudam porque eu quero ou acho que deva ser de tal jeito. Mas mesmo assim, eu reclaaaaaaaaaaaaaaaaamo! Ai, saio de lá tão aliviada!
p/ minha mãe também! Adoro fazer queixa p/ mãe! Mesmo que ela não resolva nada! No fim, eu só quero escutar: Óóóóóó, coitadinha da minha filhotinha! Rs...!

Homens!!!!! Entendam de uma vez por todas! Sei que vocês são práticos! Isso é ótimo! Mas, quando uma mulher está contando um problema p/ você, ela não quer que você solucione. Por exemplo: ela está com uma colega chatérrima no trabalho que não faz o que tem que fazer. Vocês chegam logo resolvendo tudo e dizendo: - Ah, por que você não manda ela fazer o trabalho dela ou reclama com sua chefe? – Nós não queremos a solução! Nós sabemos o que temos que fazer!
A única coisa que queremos é que você diga: - Poxa, amor, que barra que você está enfrentando, como você agüenta essa mala?! Mas vai passar, ta? Vem cá p/ eu te dar um beijinho! – é tão simples! Rs....

Então...se o outro está nervoso, deixa-o sentir essa raiva, essa dor...depois, passa. Tudo na vida passa...até o que é maravilhoso!
Não o cutuque o outro, não provoque! Tem até aquele ditado: Não cutuque a onça com vara curta. Não cutuque a onça de forma alguma! Porque você vai cutucar a bicha? Larga ela lá!!!! Você vai virar janta dela!
E assim...deixe o que tiver que falar depois: más notícias, conta bancária zerada, nota baixo de filho na escola, visitas inesperadas e chatas e etc.
E se acaso, ambos estiverem em um mal dia, alguém deve ter tido um dia pior, então deixe este reclamar. Seja o ombro amigo, escute (ou faça que escute se você não entender o que a pessoa está falando)! Ao final do dia vocês estarão curtindo um ao outro ao invés de dormir de bico.

Enfim...é isso aí...alguém tem que ceder!

Beijos a todos e boa semana!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário