terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Quem lê, viaja!

Estou atrasada com o blog nos últimos tempos, eu sei. Mas a mudança e os festejos de fim de ano me consumiram muito tempo.

Fora que nesse último mês fiz algo que não consegui fazer o ano todo: ler!

Li 5 livros em um mês! Convergente – último livro da série divergente. Assisti aos dois filmes e fiquei curiosa com o final. Me surpreendi! Mal posso esperar pelo filme! 
Depois segui com a trilogia e último da série 50 tons de cinza! Apaixonante e viciante!
Agora comecei com um livro que ganhei no amigo oculto “A garota do trem”!

Nesse ano de 2015 só consegui ler “Amor demais” – sobre educação dos filhos. E tentei ler Jane Austin – Orgulho e preconceito. Lindo...mas me rendi a curiosidade de Convergente e bye bye literatura clássica inglesa.

Fiquei impressionada comigo mesma de quanto tempo eu passava a toa na TV e internet. Não me entendam mal! Adoro me comunicar pelo face, acompanhar amigos e familiares e etc. Mas nunca “viajei” tanto como nesse último mês.
Me sentia órfã de cada livro quando chegava ao final. Do tipo: O que vou fazer agora da minha vida depois que acabou esse livro? – Acho que todos os leitores assíduos como eu (nesse último mês) pensam assim! Se sentem sem chão ao terminar qualquer leitura.

Não tenho preconceito com livro algum! Adoro Augusto Cury, ou outros de Auto-ajuda como “O Monge e o Executivo”. Já devorei 3 ou 4 livros direto, um atrás do outro da brilhante Agatha Christie. Ou aqueles que ajudam nas relações pessoas como : Porque os homens mentem e as mulheres choram? E “Quem ama educa”! E adoro os contos de Guimarães Rosa.

Ler para mim é mais positivo do que qualquer hora na frente da TV ou celular/tablet e cia.
Lembro-me da época da MTV que havia uma propaganda: Desligue a TV e vá ler um livro. – Apesar de achá-la meio hipócrita, afinal de contas, o canal quer sobretudo altos picos de audiência, eu muitas vezes desligava mesmo. Creio que o anúncio ficava uns 5 minutos e depois voltava a sua programação normal.

Por mais que a tecnologia tenha avançado, não consigo ler por muito tempo na internet. Só em blogs mesmo, um artigo ou outro. Para mim, nada substitui o manusear, folhear e cheirar as páginas novas (ou velhas) de um livro. Adoro sebos! Lembro que em Pouso Alegre tinha um muito bom. Cheguei a comprar por R$10,00 alguns exemplares de Sidney Sheldon e da minha velha amiga Agatha.
Acho que gosto muito mais de ler os livros com edições antigas do que os novos. Aquele cheiro nas páginas me dá impressão de ser tele-transportada a década em que fora publicado. Adoro ver como nossa língua era escrita há 50 anos atrás e seus termos, hoje chamados de “cafonas” Creio que até o próprio termo “cafona” está fora de moda!

Me sinto mergulhada naquela história, convidado a olhar por de trás dos olhos dos personagens. Sentir suas emoções, medos, toques e escolhas. Quando tiro os olhos da página, parece que acordei em outra era, em outro mundo. Como se o mundo real fosse aquele nas páginas. E esse mundo em que eu digito avidamente, seja apenas uma realidade momentânea. Me deito pensando nos detalhes da história, no como vai se desenrolar.

Ás vezes, a noite, ainda na minha casa em Minas, depois de um dia cansativo entre caixas e afazeres domésticos, após as crianças dormirem, eu falava comigo mesma: -Só vou ler um capítulo.- Quando eu via, já se passara 2 horas, era madrugada. Mas minha curiosidade me mantinha alerta apesar de todo cansaço e sono.
Eu ia dormir mas com a cabeça nos meus “novos” amigos. E sonhava com eles!

Tris, Quatro, Grey, Anastasia, Poirot, Darcy, Elizabeth.... é como se eles estivessem mortos e inertes esperando o despertar de um folhear. E eles ganham vida ao correr meus olhos pelas páginas.
E em mim, acende-se a chama da curiosidade no momento da abertura daquele livro!
Eu xingo, choro, coloco as mãos na cabeça, na boca, dou risada...fico matutando para mim mesma por horas: - Quem será que o matou? – Ela vai voltar para ele? – Será que eles vão conseguir passar pelos guardas? – Ela vai perdoá-lo? – Será que ela não vê que ele se apaixonou?
Ai ai...essas perguntas que embalaram meus sonhos e embaralhavam minha vista de tanto sono por esse mês!

Apesar de ler ser um passatempo “solitário” por assim dizer, temos as companhias dos personagens.

Para mim, o lugar mais divertido num shopping é a livraria! (Tão bom quanto a loja de chocolates!) Me sinto num Buffet de sorvete, sem saber o que escolher! Levo comigo as crianças, que se sentam e manuseiam os livros que querem. Ficamos por horas lá! Por que na nossa época não tinham essas coisas? Seria bem mais divertido!
Para Arthur, o que chamam a atenção são os livros interativos, que as páginas “saem” com dobraduras, e também dos personagens que ele adora: Star Wars, Super heróis e etc.
Para a pequena, tudo o que tem som e luz! Aqueles pequenos dedinhos apertando as teclinhas, batendo as palminhas...é muito contagiante!

Teve dia que ouvi Arthur dizer para mim: - Mamãe, você não pára de ler nem um pouquinho! – tive que fechar o livro e me sentar no chão para brincar com os dois! Ops! Essa foi mal...rs!!!

Enfim...espero que meu 2016 seja repleta de novos “amigos” encontrados em páginas! E que eu devore palavras, páginas, histórias e “engorde” de cultura!!!!


Bom 2016! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário