terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Desafio da Maternidade

Há alguns dias atrás o facebook foi preenchido com fotos sobre mamães e seus bebês no desafio da maternidade. As amigas desafiavam umas as outras a postarem momentos em que se sentiam felizes por serem mães.
Mas uma mãe de primeira viagem gerou polêmica ao relatar que não aceitava o desafio. A matéria para que ainda não leu está aqui: http://extra.globo.com/mulher/mulher-que-rejeitou-desafio-da-maternidade-tem-perfil-no-facebook-bloqueado-defende-nao-depressao-18692046.html

Li a matéria com cuidado, até mais de uma vez para não me iludir com a primeira impressão.

O que posso dizer dessa mãe é que ela em certo ponto está certíssima. Alguma mãe do passado achou muito belo mostrar que a maternidade é feita de flores, momentos mágicos e o mais puro  êxtase. Não é por aí que a banda toca.

Por outro, acho que ela foi incrivelmente negativa! Para cada coisa “ruim” da gravidez, vou apontar vários outros pontos positivos!

Primeiro vem as tentativas de engravidar, por vezes frustradas. Algumas aspirantes a mamães já se cansaram de ouvir a cobrança de familiares e amigos, e ás vezes, para se defender apenas dizem: - Decidimos não ter filhos. – Pois para esses casais é mais doloroso contar toda trajetória de tentativas sem sucesso do que explicar os motivos de não querer ter filhos.

Depois da notícia da gravidez, vem aquela festa! Certo?
Só que não! Só se for seu primeiro filho...no máximo o segundo. Pois o terceiro hoje em dia é seguido das seguintes opções
a)      Vocês queriam?
b)      Vocês querem povoar o mundo?
c)       A religião de vocês é que manda?
d)      Vocês são loucos?
Ou seja, a pessoa não pode nem ter filhos a mais que já são taxados de loucos, malucos, desvairados...imagine! PENSEM aquele pobre casal que decide ter 4 ou mais! São quase uns excluídos da sociedade! São como os “dálitis” da Índia.
Estou mencionando aqui casais que não deixem seus filhos passarem necessidade, que não lhes falte nada no quesito educação, alimentação, roupas e principalmente: AMOR! A não ser que você se empenhe a educar, alimentar e ajudar esses pais a criar sua prole: não dê palpite!

E tem aqueles casais que decidem ter apenas um. Não é pecado. Não querem ter mais trabalho, dedicaram tudo a um filho só. Não querem fazer contas e mais contas no fim do mês para tentar alimentar 4 pessoas na casa. Não julgo...! Mas, não vejo filho como um cifrão! $$$ Opinião minha! Estou aberta a debates.

PONTO POSITIVO: A notícia muda a sua vida. Você sente uma alegria imensa ao saber que tem alguém dentro de você que é tão amado. Tantas mulheres tentando engravidar e  você conseguiu! Você entrou no grupo das “mamães”! Cheio de fofurices! Pode ir ao shopping e comprar aquele bando de coisas lindas! Você sonha com o rostinho, com o cabelo, a cor dos olhos! Você já sente um amor único e sem igual!

Ok, passado o inquérito “por que você quer mais filhos?” (Ou no caso “não quer mais?”)
Começam a fase dos enjôos, náuseas, vômitos, mal estar! Realmente...puro êxtase!
Gustavo em encontrava sempre no “poço dos desejos” como ele dizia. Abaixada e agarrada ao vaso sanitário. Nas duas gestações passei muito mal. Do Arthur foi mais vômito mesmo, perdi 6Kg até o 4º mês. E da Ciça foi muito enjôo, sem vontade de comer nada.
Aí vem as milhões de dicas: - Come uma bolacha seca, algo gelado e azedo. – Não fica em jejum! Não come isso de jeito nenhum! Nem aquilo! E por aí vai..

PONTOS POSITIVOS: Enquanto você está passando mal, o baby ainda está lá firme e forte! Mesmo que esteja pulando corda com suas tripas! Algumas mulheres nessa fase têm aborto espontâneo. Com a graça de Deus eu não tive essa dor. Creio que deva ser horrível e bem longe de recuperação automática. E se você tem problemas para emagrecer: Seus problemas acabaram! Seus quilos a mais descem pela privada dando adeus! E sua comida deliciosa idem! Rs....

Passado a fase, se você é mãe de 1ª viagem não há tanta cobrança quanto ao sexo do baby. Mas se você já tiver um menino...: - Tomara que venha menina! – Ou vice-versa! Como se filho fosse Buffet de sorvete: - Ah, hoje vou ali  escolher um garoto!

Depois, as críticas quanto ao tamanho da sua barriga. As pessoas não se decidem! Se está pequena: - Vai nascer prematuro! Tem certeza que você está grávida desse tempo mesmo? Você anda comendo o suficiente! Coma mais!!!
Mas, se você é que nem eu, a SUPERBARRIGUDA! Prepara-se para: -Nossa, você está muito grande! Você não vai chegar até o final da sua gestação! São trigêmeos? Tem certeza meeesmo que não são dois?- Aff…eu tinha vontade de mandar a merda!

Eu, a mega barriguda, uma
semana antes de ter a Ciça.
Ainda tem aquele tipo de gente que acha que barriga é bem público! PAREM DE PASSAR A MÃO NA BARRIGA DAS MULHERES! Você não a conhece! Você passaria a mão na barriga de uma pessoa que não está grávida? Estranho não? Então, nem todas as mulheres se sentem a vontade com isso!

Depois de um certo tempo começam os incômodos do fim da gestação: barriga pesada, dor no baixo ventre, dores na coluna e etc.
Eu me sentia uma ursa! Uma bola com pernas! Principalmente com Ciça! Comecei a sentir contração com 30 semanas e doía. Com Arthur eu sentia mas nem sabia o que era. E com Ciça, me senti muito mais cansada pois tinha Arthur a mil por hora na época.

PONTO POSITIVO: Não parece, mas as pessoas se preocupam com você. Sim, você se incomoda, como eu me incomodei demais. Mas a verdade é que as pessoas adoram uma grávida! Elas acham lindo! É a condição mais bela, natural, pura e divinal da mulher! Eles querem te dar comida mesmo que você não queira. Eles querem te passar sua experiência para que você aprenda mais. E acredite: MUITAS DICAS SÃO VALIOSAS!
Você vira o centro das atenções onde quer que vá! E você pode posar numa foto nua, vestida de anjo, vestida de sapo cururu que todos acharão a coisa mais linda do universo! Posei para books me achando “A Giselle”! Coisa que jamais faria sem estar grávida. Rs...

E você pode usar e abusar das pessoas a vontade! – Busca água pra mim! – Ai minhas canecas você pode massagear?- Estou com um desejo louco por quindim!
ABUSEM MEEEESMO! Afinal, eles abusam da sua paciência com perguntas e dicas intermináveis. Passe na frente de todos na fila de supermercados e bancos! Muitas vezes eles têm má vontade com os idosos (pobrezinhos!) , mas com grávidas todos têm pena! Ainda mais se tiver uma senhora barriga como eu!
Em alguns lugares há vagas preferenciais para barrigudas!!! Quando as pessoas respeitam, claro!

Ah, uma vez, me distrai no trânsito e dei uma leve batida ao sair da garagem do meu prédio. Fiquei tremendo de medo, pois quando o homem saiu do carro, estava furioso! Mas ao ver minha barriga (do Arthur), ele se desculpou! Tipo, eu que bati nele! Eu que voei! Rs...! Ele só me disse: - Desculpa, menina...freei do nada! – E eu: - Não, foi minha culpa! – Aí fui ver se tinha amassado ou algo assim e ele me falou: - Está tranquilo! Não amassou nada, nem o meu e nem o seu! Fique com Deus!
Imagine se eu não estivesse grávida! Rs...

Outra coisa é montar o quarto e o guarda-roupa! É brincar de boneca! É redecorar a casa sem alarmar muito o marido...rs..! Afinal, o bebê precisa de um quarto!
Fora os chás de fralda, revelação e etc...! Receber as amigas, brincarem, torcerem por você, passar momentos juntas! É tudo maravilhoso!

PONTO MEGA-FOFO A PARTE: Se você não é mamãe de 1ª viagem, se deliciar nessa experiência com os filhos, é tudooo de bom! Arthur vivia agarrado na minha barriga: desenhava nela, contava historinha para mana, cantarolava pra ela! Tanto que quando ela”ouvia” a buzina da van dele trazendo-o da escola, ela se agitava tanto dentro de mim, que parecia que ia sair dali correndo! E ele pedia uma irmã, então estava realizado! Ajudava a montar o quarto, a guardar as roupinhas!


Chegou a hora do parto! Fora os palpites dos outros, você mamãe já tem sua ideia de parto. Muitas vezes, não sai como planejado. Eu queria muito ter parto normal, mas por condições de saúde eu não pude.

Não posso relatar aqui a experiência do parto normal. Apesar que entrei em trabalho de parto do Arthur. Fiquei 17 horas. Senti muita dor e isso que eu só tinha 1cm de dilatação depois dessas 17 horas! Posso dizer que respeito muito as que decidem por esse tipo de parto!

Ao fazer cesárea:
Anestesia: dói para car****! 
Nervosismo: Aquelas luzes, um monte de gente em cima de você. Você não vê nada, só está deitada imóvel. Um monte de aparelhos ligados em você. O tempo não passa, você não tem ideia do que está acontecendo. Ás vezes, está sozinha, sem ninguém da família. No 1o parto Gustavo foi, com Ciça não permitiram. Eu fiquei MEGA nervosa com isso.

PONTO POSITIVO: Chegou o dia que você sonhou por meses, e quem sabe, anos! Não há sensação igual quando você ouve aquele choro. É o melhor som do universo! Acho que o “uom” deveria ser “unhé”! Sei que ele foi o primeiro som do universo...mas deveria ser "unhé" pois esse é o melhor!
Naquela hora você esquece de toda dor, toda frustração, todo nervosismo. E se esquece de você mesma! Pois agora sua vida, seus olhos, seu ar, todos se viram para aquele pequeno ser.

Recuperação pós-parto: Dói! Dói DEMAIS! Sua barriga parece que vai cair, ao amamentar seu útero contrai e dói. Isso se você não tiver enxaqueca pós-raqui como eu tive no parto da Ciça. Aquilo não é de Deus! A dor é intensa e interminável! Três dias de cama, foi como eu fiquei! Muito líquido e repouso! E quando eu levantava pra ir ao banheiro, era uma dor que parecia que eu ia cair e nunca mais levantar.

Amamentação: eu já escrevi um post a parte sobre isso! Ver em http://passeseumouseaqui.blogspot.com.br/2015/10/amamentacao.html

PONTO POSITIVO: Você não vai gastar com NAM! Amamentar é MUITO mais prático! Não necessita de mamadeira e nem de esquentar! E ainda emagrece!!!

Imaginem as mães que tanto quiseram amamentar e não conseguiram. As mães de prematuros que vêem seus filhos tão pequenos e não podem levar para casam, pois ficarão internados algum tempo ainda. Imaginem as mães de crianças que já nasceram com alguma deficiência. Quão difícil não vai ser a empreitada deles. Imaginem as mães que dão a luz a natimortos. Ou aquelas que horas depois, o bebê vem a falecer. ISSO, SIM, é problema sério.

E é isso que me revolta um pouco nessa mãe que fez esse desabafo. Algumas dariam a perna esquerda e tudo o que de valor, o que é mais sagrado para ter esse privilégio.
Ela diz: Amo meu filho, mas odeio ser mãe! – Ódio e filhos não podem nunca estar na mesma sentença. A não ser que digam: - Odeio quem faz mal ao meu filho! 

E outra coisa...a vida não é fácil para ninguém! Ela fez uma opção! Viver dá trabalho, crescer idem! Não adianta bater na tecla: maternidade é horrível! - Querida...supere! Cresça! Tente tirar o melhor disso! Ela diz que isso é a real maternidade. Mas na verdade, isso não é nem 1/487 dela! Ela ainda vai passar por muita coisa! Entretanto, até agora, para mim, ela se focou mais no que perdeu, no que sofreu do que no que ganhou. A maternidade real não é recheada de desgraças...nada nesse mundo é 100% horrível...nem 100% maravilhoso.

E sim, eu sempre penso nas aspirantes a mães que nunca vão sentir isso. Que nunca vão preencher esse vazio. E não adianta você dizer a ela que ela pode amar loucamente os pais, irmãos, familiares, amigos, cachorro, gato, o trabalho... Quando a mulher tem no sangue e na alma a vocação da maternidade, não há nada que substitua!
Alguns dizem: você não sente falta do que não teve! – Mas essas mulheres têm nas veias tanto amor que querem transbordar em outro ser humano.

A maioria das pessoas sonha com uma família! Ela é tudo o que importa no final! Temos que ser gratos a Deus pela chance de tê-la!


Por isso...o desafio da brincadeira era esse. Apesar de todos os pesares, apesar de toda dor, cansaço, tudo o que abrimos mão, ainda não inventaram algo melhor do que filho! Se você for ver, talvez a lista de desvantagens é maior. Contudo, depende do modo que você vê a vida. Eu prefiro ver tudo o que ganhei, tudo o que cresci e o quanto sou outra pessoa desde que eles entraram em minha vida. O saldo é sempre positivo. 
Filhos nos ensinam, e aprendem conosco. O amor deles não pede nada em troca: roupas caras, viagens, cursos para crianças prodígio: nada!!! Eles só querem nosso amor e nossa atenção! 
Simples assim!

Boa semana a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário