quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Desfralde

Gente, não posso reclamar de muita coisa do Arthur. Ele não foi um bebê que deu trabaaaalho não. Deu o trabalho normal, que qualquer bebê e ser humano dá. Ele demorou um pouco a pegar no peito, por questões biológicas da minha mama, mas largou o peito sem drama. Largou a chupeta rápido também. Se ajustou muito bem e rapidamente a todas as escolas que já estudou. E olha que eles já está na 4ª escolinha! Ele se alimenta suuuuperbem! Come de tudo, prova de tudo, os exames dele são excelentes. Ele não é uma criança tímida, logo se dá com todos a sua volta. E se erra, logo percebe e pede desculpas. É uma graça! Modéstia parte!
Mas...o desfralde! Foi uma parte desgastante da nossa vida.

O 1º pediatra dele sugeriu que começássemos com 1 ano e meio. Deixássemos primeiramente ele peladinho, para que se acostumasse com a falta de fralda. Afinal, ela traz uma “segurança”. E depois comprasse cuequinhas! E que isso fosse feito junto com ele, de maneira bem animada!

Assim foi feito.

E depois, ele sugeriu que ao fazer o xixi, que fosse primeiro no Box do banheiro. Os meninos têm uma certa dificuldade de direcionar o “piupiu” num local nessa idade. No Box eles ficariam livres de “errar” a mira sem problema.

E também sugeriu que anotássemos toda vez que ele fazia xixi. Pois normalmente as crianças nessa idade se alimentam no mesmo horário e fazem suas necessidades mais ou menos na mesma hora.
E que depois de cada refeição ou líquido ingerido, contássemos 40 minutos. Pois dali sairia um xixi!

Eu estava “armada” de todas as técnicas.

Acontece que com 1 ano e meio ele não estava pronta. Faia xixi toda hora. E meu apartamento era muito frio. O que fazia ele ficar com o “dito cujo” espremido de frio. E ele não se sentia nem um pouco incomodado com a fralda.

Esperei mais 2 meses, com 1 ano e 8 meses. Mesma novela! Piu-piu com frio e muitos xixis!
Quando ele fez 2 anos, estávamos de mudança para o Rio. Então pensei em fazer o desfralde lá. Pois era novembro, começou a época de férias logo depois, viagens e etc... Em janeiro, cheguei ao RJ. Esperei umas 2 semanas e reiniciei o processo.
O calor era propício pra ele ficar peladinho. Mas eram muitos xixis fora do Box. Foram semanas de exaustão! E ele não achava o banheiro! Afinal de contas, o banheiro dele era na casa dele em Minas! Ele ficou confuso.

Então, passei uma temporada na minha mãe, enquanto Gustavo estava para umas provas. E lá tentei novamente sem sucesso.

Por fim, com 2 anos e 4 meses peguei firme! Imprimi uns “adesivos” (com etiquetas pimaco e personagens que ele gostava) e fiz uma tabela no banheiro. A cada xixi ou cocô acertado, um adesivo! A cada 20 adesivos, um prêmio! Um chocolate, um brinquedinho...algo pequeno. Até aí, ele já havia se familiarizado com o penico musical que eu havia comprado.
Começou a funcionar! Mas ainda assim, era um pano de álcool na mão e plásticos espalhados por debaixo dos sofás e colchões da casa.

O coco era mais fácil! Ele já havia acostumado. O xixi,ás vezes,  eu ficava com ele sentadinho até ele fazer e nada! Até que ele saía dali e fazia. Muitaaaa paciência! Pois ele passou mais de 2 anos com a fralda, ele não ia sair em 2 dias!

Um dia acordei com ele passando cocô da fralda em mim...muito agradável!

MAAAS, minhas esperanças foram renovadas quando ele terminou o período de adaptação na escola e as professoras começaram a ajudar!!! Em 2 semanas ele fazia xixi sem problema! Eu lembrava na maioria das vezes, mas muitas vezes ele ia sozinho! O penico foi esquecido e ele queria mesmo é usar o redutor!

Um dia ele abriu a porta o banheiro e eu estava lá...e ele: -Êeeee mamãe, muito bem! Fez “Ssissi” sozinha....vai ganhá “adejivo!” Morri de rir!

O xixi escapava até 1 ano depois...mas poucas vezes.

Então, eu li uma matéria totalmente errada que dizia que a criança tinha que estar bem adaptada a retirada da fralda do dia para depois tirar a fralda da noite. E que ás vezes isso demorava 1 ano.
Como ele acordava com a fralda MUITO cheia, me disseram também que o sinal que a criança estava pronta pro desfralde nortuno era fralda vazia de noite...

Então...eu relaxei...nisso ele fez 3 anos e eu engravidei da Ciça.

Aí, nos mudamos do RJ para Minas. Esperei ele se adaptar na casa nova. Depois, comecei a passar muito mal por causa da gestação, tinha problemas pra dormir, Gustavo estava numa batida frenética no quartel, de levantar às 5:30 e dormir Às 23h. Então...o desfralde noturno foi esquecido!

Ciça nasceu em julho...e aí que tchau desfralde! Aquela rotina de baby novo + irmão mais velho a mil = a mãe acabada!

Quando ele fez 4 anos, demos um basta! Tem que ser agora! Mas aí, saímos de férias...rs..!
Ao voltar, em janeiro começamos o processo.
Ele tomava leite de noite, então expliquei a ele que não teria mais, pois se não ia ter xixi na cama. Comprei uma capa plástica para colocar debaixo do colchão e começamos desfralde.
Ele dormia às 21:30. A partir das 20:30 não dávamos mais líquido. E ele ia ao banheiro antes de deitar. Eu levantava a meia-noite, depois às 2h e assim por diante, de 2 em 2 horas. No começo era só eu, por conta do horário maluco do quartel...
Toda mamada da Ciça, eu levantava e levava ele. Iam muitos xixis! Eu deixava já as bermudas do pijama e roupas de cama ao lado da cama dele.

Depois de 1 mês, Gustavo começou a trabalhar num horário normal e me ajudava a levantar. Foram 3 meses nessa loucura! Muitos xixis...muito cansaço!

Até que comecei a ligar desesperadamente pra todas minhas amigas mães de menino!

A Paty, minha amiga,mãe de 2 adolescentes me deu uma das melhores dicas: -Lalá, acorda ele junto com você e manda ele trocar a roupa de cama! Ele precisa ver como é chato também! –Imagina como ele aaaamava! Chorava horrores...ás vezes acordava a Ciça! No outro dia estávamos os 4 um caco!!!

Depois, outra amiga, a Ciça, disse que com os dois dela, ela tinha que jantar um pouco mais cedo. Pois 1 hora antes não é o suficiente.

Normalmente jantávamos às 20:30. Passamos pra 20h. A tarde eu já deixava a janta pronta na maioria das vezes.

Os xixis começaram a diminuir.


E o ponto crucial, foi quando eu fui numa pediatra terrível! Ela tratou mal as crianças, e era seca e grossa! (Conto em outro post!) MAAAS, ela me sugeriu voltar com o esquema de adesivos+premiação! Pois a criança nessa idade precisa VER no concreto, sentir o resultado dela!
E foi quando começou a melhorar de vez...mas isso já era MAIO! O frio estava chegando!

Começamos a levantar menos! Ele ia no banheiro :21:30, 00h, 2h e depois só às 6h. Até que passamos a acordar somente meia-noite! E Gustavo antes de ir trabalhar, levava-o também!

Agora....ele não faz mais xixi a muitoooooooooooo tempo! Aprendeu mesmo a segurar!
Então, mamães....não façam como eu fiz! Não esperem até que ele tenha 4 anos! Rs...

Sei que no final das contas...ninguém tem nada  a ver com isso! Einsten falou só com 4 anos! Então...isso não interfere tanto na vida da criança!

Com Ciça, vou desfraldar logo, pois ela já quer tirar a fralda. Se sente incomodada! Só vou esperar chegar na casa da minha mãe (que vou morar por 3 meses e meio). E logo depois, iniciar a retirada da fralda da noite!

Boa sorte as mamães dos futuros filhotinhos sem fraldinha!!!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário