terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Polêmica do programa


O programa “De frente com o Gabi” esta semana entrevistou o Pastor Silas Malafaia e gerou uma polêmica danada. No facebook, milhares de pessoas postam vídeos, tirinhas com as frases de cada um defendendo ou atacando.

Minha opinião é irrelevante, até porque há bem e mal em todas as pessoas. Vejo pontos negativos e positivos em cada um deles. E não tomo partido de ninguém!
O problema é que tem gente que leva tudo para o lado pessoal aí começa a farofa do toma lá-da-cá!

Mas...acho assim: você pode discordar sem ofender. Não tento converter ninguém ao catolicismo com discursos ou frases de efeito. Se a pessoa quiser conhecer mais da minha fé, eu terei o prazer de apresentar a ela. Entretanto já me estressei um bocado com pessoas dizendo qual igreja eu deveria freqüentar ou até mesmo correntes dentro do catolicismo mesmo, o que entendo que é tentar me converter na minha própria religião.

Religião é um guia espiritual. Alguns precisam dela, como eu. Outros não! Eu conheço muitas pessoas que se dizem religiosas e são verdadeiras malas-sem-alça, mau-caráter e mesquinhas. Outras que não seguem religião alguma mas estão sempre dispostas a ajudar, ouvir o outro, e que são exemplos de vida, que venceram na vida com suor e honestidade.  Assim como conheço religiosos que são exemplos de devoção a sua igreja, a obras de caridade e outras pessoas que não estão nem aí para os problemas dos outros, amam criticar as instituições religiosas mas não são capazes de virar o rosto ao sofrimento alheio.

Como diz aquela famosa frase: religião não te faz melhor que ninguém, ela tem que te fazer alguém melhor.
Nem Cristo tentou obrigar ninguém a segui-lo! Ele mesmo dizia: Se queres, vem e segue-me! (Mt 19, 21) Então, se nem Ele que é próprio obrigou ninguém, quem somos nós? – Todos temos livre arbítrio. Deus nos deu. Quem sou eu ou outra pessoa para incidir sobre ele?

Por outro lado, já tive “amigos” ateus por convicção que não se conformam da pessoa ter uma religião. Insistem que as idéias são falsas, ultrapassadas, que não existem e etc..
Peraí, eu dizia: Se eu não fico tentando te converter, porque você está tentando me “desconverter”? Você diz que tem religiosos que não respeitam sua opção mas você tampouco respeita a minha! – E esse “talzinho” realmente não se conformava e me chamava de alienada...eu, né? Quem vinha com o papo de religião era sempre ele. E se ofendeu de eu não chamá-lo para o meu casamento! Dá pra entender?

Gente...é fé! A pessoa acredita ou não! Não adianta vir com várias explicações e tal. Se a pessoa realmente acredita, você vai gastar horas, saliva e latim a toa! Ela não vai deixar de crer por que você está dizendo ao contrário. Assim como aquele que é ateu ou de outra religião, não crerá só pelo seu discurso! SE ela tiver que se converter, SE...vai ser na hora dela, experiências dela...vida dela...escolhas DELA!

Muitos me condenam dizendo que devemos levar as pessoas para igreja e a Deus. Mas não é por palavras que você chama atenção de alguém, é pelo seu exemplo! A forma que você vive sua vida! Se isso te diferencia de outras pessoas, é porque ali tem algo a “mais” e alguém vai perceber isso e vai querer buscar de onde você tira esse “quê”!

Muitos dos grandes líderes eram religiosos, tinham suas convicções e fé, porém, sem nunca humilhar ninguém, como: Gandhi (hindu), Mandela (metodista), Madre Tereza de Calcutá (católica) e etc. Eles eram a própria figura do amor, respeito e serenidade. Não combateram com armas e nem intolerância. Eram/são verdadeiros heróis!

Então...sigo minha fé de acordo com minhas fraquezas e minha pequenez! Acredito piamente no amor de Deus, não concordo com tudo o que minha religião prega, mas não quer dizer que eu não deixe de fazer, mas não “ataco” ninguém por essa pessoa ter idéias, valores e vivências diferentes da minha! Para mim, minha fé, minha crença, "nasceu" comigo. Está inserida na minha vida tão naturalmente que faz parte de mim como meu pé ou minha mão. Ou seja, não vai ser qualquer um que vai tirar de mim algo que me sustenta, me apoia, me consola e me faz mais forte! E também, que me faz querer ser melhor! Tanto para mim mesma como para os que eu amo! Ele pregou o amor então, respeitar o próximo é amar.

Boa semana todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário