terça-feira, 30 de abril de 2013

Antes de dormir


Quanto mais eu escrevo chego a conclusão que sou normal ou as pessoas são malucas como eu!

Certa vez, naqueles questionários que rondavam pelos e-mails há alguns anos perguntando: copo metade cheio ou vazio? Tens tatuagens, quantas? Possui alguma deficiência: aparelho auditivo, óculos e etc.? – Aquele inquérito que era usado como desculpa p/ “conhecer” melhor o amigo que tinha lhe enviado, mas na verdade, era um monte de gente curiosa querendo saber de coisas interessantes (ou não) da vida alheia.

E em uma das perguntas (e eu respondi várias vezes p/ enviar às pessoas da minha lista, pois afinal de contas, também sou curiosa), tinha uma pergunta assim: Tem algum tipo de mania esquisita ou tique nervoso? E eu respondi que eu imaginava situações p/ que quando acontecessem mesmo, eu saberia como reagir. Ensaiava falas (mentalmente) se aquela pessoa “agradável” viesse me incomodar, humilhar ou me chatear mesmo, e eu saísse por cima de forma educada, porém incisiva. E descobri que o que eu fazia era muito comum! Outros amigos meus também se imaginavam nessas situações.
Cheguei a essa conclusão: ou eu sou louca de pedra ou vivo cercada de loucos como eu!
Mas como dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco, vou eu falar de uma loucura minha!

Tem aquele filme “Do que as mulheres gostam” com o Mel Gibson, que ele lê a mente das mulheres. Ele não conseguiria ler a minha! Ela é uma total bagunça! Ele ia enlouquecer! Ia ser algo como: dar café da manhã p/ Arthur, fazer pão fazer almoço, arrumar Arthur, levá-lo na escola...Ô MOTORISTA BARBEIRO FDP!!! – Voltar p/ casa, passar no mercado, , lavar roupa, pendurar roupa, arrumar os quartos, ligar p/ a mamãe, ligar p/ o fulano que está de aniversário hoje, responder mensagens de encomenda de pão, buscar Arthur, pensar no que fazer de janta, brincar com Arthur, dar janta a ele, dar banho, colocá-lo p/ dormir, jantar, tomar banho e deitar p/ no outro dia... dar café da manhã p/ Arthur, fazer pão fazer almoço, arrumar Arthur, levá-lo na escola...Ô MOTORISTA BARBEIRO FDP!!! – Voltar p/ casa, passar no mercado, , lavar roupa, pendurar roupa, arrumar os quartos, ligar p/ a mamãe, ligar p/ o fulano que está de aniversário hoje, responder mensagens de encomenda de pão, buscar Arthur, pensar no que fazer de janta, brincar com Arthur, dar janta a ele, dar banho, colocá-lo p/ dormir, jantar, tomar banho e deitar p/ no outro dia...

Mas o danado é o Antes de dormir!
Antes de dormir, eu viajo. Viajo muito! Sério! Quilômetros, gerações, galáxias, dimensões!
Antes de dormir, quando estou quase pegando no sono, eu consigo me lembrar de fatos e acontecimentos da minha infância que eu nem me recordava. Acho que a medida que o sono vai chegando, o inconsciente vai acordando e relembrando esses episódios.
Eu tenho as mais brilhantes idéias quando estou p/ dormir. Dá muita raiva! Várias vezes a necessidade de colocar isso p/ fora, em forma de escrita é tão grande, que eu tenho que me levantar, ligar o computador e escrever. Parece que se eu não despejar tudo em palavras, vou enlouquecer! Eu não durmo enquanto não consigo colocar em ordem meus pensamentos.

Quando estou c/ viagem marcar p/ algum lugar, fico imaginando tudo: embarcando as malas, as paradas na estrada, a chegada na casa do parente, o que vamos fazer por lá, os pratos deliciosos que nos aguardam, quem reencontraremos e etc.
Estou com passagem comprada p/ a formatura do meu irmão em julho. Eu sou a única que não conheço o apto que ele e minha irmã moram, e não conheço a namorada dele. Toda noite imagino minha chegada lá, e nisso vão horas madrugada a fora, pois meus pais e irmãos só nos reunimos todos juntos no máximo 2 vezes no ano. Mal posso esperar p/ chegar lá...e é só em julho!
O problema é que fico ansiosa desde então. Fico pensando: -Ai meu Deus, não posso esquecer de levar isso, isso e aquilo. E é por isso que toda véspera de viagem eu durmo supermal! Com medo de esquecer várias coisas. Fico com papel e caneta ao lado da cama p/ ir lembrando a medida que o sono vai chegando. O bom é que durmo igual um urso a viagem toda! Quando meu filho deixa, né?

Antes de dormir eu rezo demais! Pelos meus familiares, afilhados, padrinhos, por todos que estão passando por tribulações...aí no meio da oração começo a viajar, lembrando dos momentos com essas pessoas. Aí começo a rir, dar gargalhada, ou mesmo a chorar de saudade, emoção...aliás, essas duas últimas ocorrem próximas ao período pré-menstrual. De praxe! Aí do nada, volto às orações!

Fico pensando: o que tenho que fazer amanhã? Não posso esquecer de comprar ovos e frios. Tenho que tirar carne p/ amanhã (muitas das vezes esqueço e tenho que levantar no meio da noite). Tenho que dar o antibiótico do Arthur, aprontar o leite dele, pois no meio da madrugada ele pede. Será que as portas estão trancadas? Aí levanto p/ conferir.


Mas o pior...o pior de tudo mesmo! E quando estou lá, encaixadinha na posição ideal, quase pagando, e me dá vontade de ir no banheiro!!! Nossa, que ódio! Se é xixi ainda está de boa, mas quando é o número 2, eu desperto! Aí começa tudo de novo: viagem pelos parentes e amigos, o que preciso fazer amanhã, tem alguma conta p/ pagar e etc. etc. etc.!

Eu sou maluca mesmo, ou várias pessoas sofrem da “síndrome da mente inquieta antes do sono”? (Eu que inventei essa! E deveria patentá-la!)
Espero que eu não seja a única!
E ainda p/ piorar, se tem alguma coisa mais grave acontecendo! Fico imaginando mil coisas, dando errado ou dando certo. Se tem algum grande evento, planejo cada minuto do outro dia, mentalmente. Se tenho que fazer muita coisa, dá vontade de levantar da cama e fazer tudo naquela hora. E pior que muitas vezes eu faço! Só não faço faxina pois meu aspirador de pó pode acordar meus meninos e os vizinhos! Rs...!

Os 2 livros que escrevi, foram escritos madrugada a fora. Aliás, esse post também! São 00:54! O hora p/ a inspiração vir! Mas também, e única hora que minha mente tem p/ respirar dos afazeres do dia-a-dia e se dedicar às idéias, não é mesmo? Pobre coitado do meu cérebro! Rs...!
 
Chego a ficar com inveja da rapidez que meu marido dorme! Rs...! Dormir p/ mim é uma batalha! Eu estou lá, com macaquinhos no sótão e ele lá, no 12º sono, babando! 
E quando ele percebe ou vê que não consigo dormir e me diz: -Deixa p/ você pensar/resolver isso amanhã! - Eu sei! Mas minha mente não! Ela quer pensar nisso até fundir! Rs...! Quando pobre coitado não acorda com uma gargalhada minha no meio da noite ou mesmo um soluçar de choro. É...estar casado comigo não é mole não! Rs...!


Enfim, cada louco com sua loucura!

Bem, eu vou indo, tentar dormir! Mas primeiro vou passar por todo esse trajeto da minha mente a 300km/h!
Bom feriado a todos!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário