terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sobre não ter filhos

Hoje vou falar sobre um lado que é oposto do que vivo: a vida sem filhos e a escolha que alguns casais têm de não tê-los.

Tenho um casal de filhos, mas já fomos um casal sem filhos por um tempo! Por quase 3 anos. Não é uma eternidade, mas tivemos sim.

Desde que namoramos começam as cobranças: Quando vão se casar?
Depois do casamento: Quando terão filhos?
Depois que tem o 1º filho? Quando terão o segundo?

É sempre assim! Até o se casar depende de diversos fatores! E cada casal sabe do seu tempo, condições e a hora de se unirem!

Quanto aos filhos...a história é outra. O buraco é beeem mais embaixo!

Eu, por exemplo, jamais me casaria com alguém que não quisesse ter filhos. Jamais! Pois para mim, desde criança, sempre foi um sonho! Sempre me imaginei grávida, com um bebê nos braços, ou levando para a escola e brincando no parquinho!

Eu não abriria mão! Se eu não pudesse ter, adotaria! Mas ser mãe para mim é um sonho realizado! É o que mais me orgulho! Ser mãe dessa duplinha!!! Mas isso sou eu, Larissa!

As pessoas acham que vão mudar o outro após o casamento! O cara detesta criança, mas a mulher chora ao ver um parto na TV. Ela acha que ele vai mudar de ideia, e ele acha o mesmo! O que acontece?
Opção A: Eles se separam por, digamos, "incompatibilidade de sonhos".
Opção B: Ela se torna mãe e fica superfeliz! Mas ele não queria, portanto ignora a criança, é pai só pra dizer que tem. (Mais tarde, podendo pedir divórcio)
Opção C: Ela não engravida nunca e vive superfrustrada, ele fica feliz da vida. (Mais tarde, podendo ela pedir divórcio)
Opção D: Eles viram pais maravilhosos! E ele se pergunta como nunca pensou em ser pai antes.
Opção E: Ela vê que a vida continua sendo boa sem ter filhos, afinal, ela viveu até então sem eles e não morreu.

Para aqueles que ainda não se casaram: coisas importantes assim, dificilmente são mudadas! Filho é algo MUITO MUITO sério. As pessoas não deveriam ter filhos para dar uma "satisfação" a sociedade, ou porque os (candidatos) avós são loucos para mimarem os netos, ou porque só assim a mulher é "completa" (esse é o pior de todos).

Tem cada absurdo que eu vejo as pessoas falando sobre ter filhos, como: -Quem vai cuidar de você na velhice?

Eu te respondo? Eu, Larissa, terei uma "querida"! Gustavo e eu! Ela fará tudo por nós: -Querida, me traz um suco! Querida, troca minha fralda! Querida, joga um chinelo nos meus bisnetos para eles pararem de rir que eu quero dormir, já são 20h!

Não quero meus filhos cuidando de mim! Quero que eles vivam a vida deles! Mas que me tragam seus netos e depois bisnetos para a vovó encher de bala e chocolate!

Mas foi uma opção que eu fiz, nós fizemos! E ela precisa ser dedicação total!!!!

Filho é dedicação total! É um oferecimento de si próprio!

Ele vai roubar seu sono, seus horários, sua rotina, seus planos de viajar vão mudar, sua conta vai zerar e sua casa vai virar uma brinquedoteca!

Se você é muito apegado com seu sono...não tenha! Se você ama viajar o mundo inteiro, sair sem destino, onde o dedo apontar no globo terrestre: não tenha filhos! Se você é apegada ao seu corpo, superfitness e detestaria vê-lo mudar: Não tenha! (Seu corpo vai cair de qualquer jeito com o passar dos anos, cirurgia plástica é mais acessível, mas, nem toda mulher leva numa "boa"). Se você ama sua casa, limpa e impecável, é apegada com os cristais que eram da sua trisavó, detesta qualquer coisa fora do lugar, surta com qualquer bagunça: não tenha filhos! Se você não quer se dedicar a outro ser humano a não ser você e seu parceiro: não tenha!!!

Vocês serão os "titios" legais! Que estarão ao lado dos nossos filhos para aconselhá-los, ou meter o pau na gente quando eles estivermos brigados. Vocês os levarão aos passeios mais legais e darão presentes inusitados! Serão aqueles que eles vão se espelhar: o tio gato e tia antenada! Vocês serão aqueles que eles nos dirão: -Eu vou lá para a casa da tia fulana, ela é muito mais legal que você!

Vejo muitos pais e mães frustrados com sua opção. E não tem mais volta! Uma vez feito, já era! É para a vida toda!

Claro que a felicidade de ter um filho não tem comparação com nenhum outro quesito da sua vida. É um outro patamar. Um tipo de amor total e puro. Que não dá para sentir com outra pessoa!

MAS, não é assim o amor que sentimos aos nossos pais, irmãos e parceiros? Cada um tem um "tipo" de amor. O amor de filho não é maior. Apenas diferente! Pois temos que protegê-los. É nosso sangue! Matamos e morremos por eles! Matamos nossos desejos pelo conforto, felicidade e educação deles.

Entretanto, o amor nunca deve ser algo "obrigado", forçado. Se não não é amor. A vontade de ter filhos deve vir naturalmente! Alguns casais nunca planejaram ser pais e são suuuuperpaizões hoje em dia! Mas veio deles a vontade...não de fora!

Inclusive o número de filhos! Hoje o ideal e dois, alguns dizem! Ideal para quem? Alguns querem só um. Outros querem 5! Cada um sabe do seu limite e do limite da sua paciência! Parece uma "regra": você casa, tem um filho, e depois outro. Mais que isso não dá! É loucura!

Conheço casais que disseram as suas famílias que não teriam filhos para não começar aquela "pressão" com 1 ano de casados! Mas depois tiveram! Foi uma surpresa p/ os familiares!

No meu casamento, na festa, teve uma infeliz que passou a mão na minha barriga e perguntou: - E o bebê, quando vem? - Eu respondi: - Como assim, que bebê? - Pois organizei por 1 ano e 2 meses o nosso casamento! Não é possível que a criatura pensou que eu me casei grávida! Tudo bem que me casei nova, aos 22 anos! Mas com muito mais maturidade que muita trintona de hoje. Só não mandei àquele lugar pois eu sou fina! Rs...! A cobrança começou mais cedo do que eu pensava!

Uma vez li a história de uma cientista que estudava a fundo um medicamento que ajudaria as pessoas com câncer. Era algo que poderia revolucionar a vida desses pacientes, ajudar na cura e na qualidade de vida. Mas para isso ela precisava de dedicação total ao trabalho. Pois ela precisava olhar suas células diariamente. Não permitindo que ela tivesse tempo para um relacionamento ou filhos. Creio que ela proporcionará ao mundo algo muito valioso. Será que ela não está "perdoada" de sua vontade, pelo menos temporária, de não querer ter filhos?

Outro caso, triste, porém sempre comum é quando o casal não pode ter filhos. E não quer que os outros sintam pena. Acontece muito! As pessoas são sem noção e ficam: - Mas por que? Quando?
Ou a mulher é muito doente ou o marido! Pois cuidar de filho sozinho/a é barra pesada! As mães solteiras (e os raros pais solteiros) são heroínas!

Ou quando tem casos de muitas doenças na família: esquizofrenia,  síndrome de down e etc. Alguns diriam: - Aaah eu tentaria mesmo assim! - Você! Mas não estamos na pele do outro. Cada um sabe de si!

Ou ainda aqueles que não tiveram bons exemplos de pai e mãe e não tem referência! Se perguntam: Que tipo de pai/mãe eu serei? E se eu só trouxer filho ao mundo para sofrer?

E por último...vamos combinar que a condição financeira no nosso país não está das melhores! Eu adoraria ter mais uns 2 filhos! Mas só seu eu ganhasse na mega-sena! Aí teria umas 2 "queridas" para me ajudar....rs!!! Então alguns casais sabem onde o calo aperta e param no 1º ou 2º filho.

Enfim...eu no máximo que faço é perguntar se o casal tem filhos. Se diz que não tem, eu fico de boca fechada e encerro o assunto! O motivo não é problema meu!

E se a pessoa chegar aos 45 anos e dar um estalo e querer filhos, porque não?

Cada um tem seu tempo!

Mas e se não quer? Que viajem o mundo todo! Curtam a vida a dois! Se amem, namore! Mas sobretudo, ame-se! Tenha uma história de amor consigo mesmo! Ser dependente do amor do outro é doentio, seja parceiro ou filho! Para que o parceiro e os filhos (se vierem) sejam só mais uma cereja no seu bolo! Seja feliz consigo mesmo! E o que e quem vier a mais, só somará!

Toda forma de amor deve ser livre! Livre de pressões, prazos e cobranças!

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário