sexta-feira, 26 de junho de 2015

Seu filho não pára quieto?

Adorei essa resposta! Rs...

Já comecei o post hoje inspirada!

Se você, jovem, estuda, trabalha, ás vezes faz 2 faculdade diferentes e ainda ajuda seus pais em casa, você é parabenizado!

Se você, mulher, cuida da casa, dos pets, companheiro(a), trabalha fora e ainda arruma tempo para ajudar uma instituição carente, faz crochê, tricô, aula de dança, você é comparada a Angelina Jolie! Ainda mais se nessa rotina ainda entrarem filhos!

Se você homem, além do trabalho, faz algum curso, ajuda a companheira(o) com todos afazeres, ainda cuida das crianças....você também é parabenizado!

Sempre ouvimos daquele amigo: - Sou 1001 utilidades! - Ou: - Não consigo ficar quieta!
Uma pessoa assim é admirada pela sociedade! Na maioria das vezes, se dá bem no emprego, por não negar trabalho algum, ou desafio!

O mundo precisa de pessoas assim, ativas, que gostem de um desafio, de novas experiências!

Certo?

MAAAAS, quando se trata de crianças, a coisa muda!

O que mais detesto ouvir de uma pessoa conhecida ou não, amiga ou não é: - Nossa, seus filhos não param quietos! - Se você já me disse isso, saiba que eu não gosto!

Vamos aos pontos:

1º: O que você ESPERA de uma criança? Que ela se sente a mesa declame Shakespeare, ou debata a crise do petróleo? Que ela assista a um filme animado e lhe escreva uma resenha? Ou que ela questione você na hora do almoço: - Pai, mãe...o que vocês acham sobre a nova lei sobre maioridade penal?

2º: Se você, pessoa que gosta de fazer essa..."observação" (afinal só você reparou que ele/ela não pára), está tão "preocupada" ou de saco cheio, porque não tenta arrumar um modo das crianças se sentarem e se acalmarem? Quem sabe se você contar uma história, ou fazer uma brincadeira?

Quando saio com meus filhos, seja para missa, consulta, viagem, eu levo o "kit diversão": lanchinho (sempre), brinquedos, celular com joguinhos, Dvd Player com disqueteira com filminhos, lápis de cor e desenhos para colorir e por aí vai. Já cansei de ir a consultórios e ser "a tia" que as crianças adoram! Pois pego copos descartáveis e monto "castelinhos". As mães reclamam o tempo TODO: - Pára quieto, fulano! - Mas não querem entreter seus filhos. 


3º: Até onde eu sei, ninguém nasceu adulto. Todos já fomos crianças! E por mais bem comportada(o) ou tranquila(o) que você tenha sido, seus pais devem ter algumas boas histórias sobre suas gafes e artes! Muitas crianças são tranquilas até chegar o primeiro amiguinho, ou chegar na casa da avó, ou avistar uma loja de brinquedos ou não ter o querem na hora que querem! 
Alguns amigos me dizem: - Mas eu não fazia isso quando criança! ou - Eu não era assim! - Pessoas...filhos não são uma extensão! Eles têm sua própria personalidade! Terão suas próprias reações, experiências e escolhas! Você não é seu filho! E ele não é você! Nasceu de você (seja do ventre ou do coração) mas ele/ela não é obrigado(a) a seguir seus passos! E nem seu comportamento quando crianças!

Pequena observação: Será que você era assim "tão comportado" na infância ou é só o que você se lembra? Ou é isso que sua mãe conta? - Mães são o máximo por isso! Elas contam (na maioria das vezes) a parte boa da maternidade! Por isso O MITO que a maternidade é só feita de bons momentos!

4º: Para mim, criança MUITO quieta não é bom sinal. Pelo pouco que eu trabalhei, muitas vezes estão doentes (no caso dos meus). Outras vezes, sofrem/sofreram de abuso (verbal/físico/sexual), ou sofrem de depressão infantil, ou até mesmo, autismo. Claro que existem crianças autista incrivelmente funcionais que levam vidas como de qualquer outra criança.17

5º: Eu posso falar do meu filho, você não! É igual quando você desabafa na adolescência sobre seus pais e/ou irmãos para uma amiga, você pode meter o pau neles, ela não! Rs...

Observar uma vez que meus filhos não param tudo bem...mas de meia em meia hora: - Nossa, seu filho não para! Nossa, ele é ligado no 220v! Nossa, sua filha não para também! 
E você, não para de falar que meus filhos não param! Que chatura!

Criança saudável é aquela que brinca, corre, cai, se rala, chora, se machuca, torna a brincar! Que inventa, descobre, fala besteira, ri dela mesma, ri de palavras que ela mesma inventa!

Muitos pais reclamam que seus filhos não páram quietos ou acham que são hiperativos! Hiperatividade é uma dificuldade de aprendizagem que só pode ser detectada por neurologista, ok? Professores não podem "diagnosticar" seus filhos...eles podem encaminhá-lo a um especialista! Mas eles não podem afirmar.
Mas muitas crianças são mesmo é sem limites, mal educadas! E muitas estão entediadas!!!
Conheço pais que vivem reclamando, mas só sentam para assistir TV com os filhos e MAIS NADA! Não os leva em parque, cinemas, passeios, casa de amigos, não se sentam no chão com eles, não brincam em casa no quintal. Não cozinham juntos ou fazem tarefas de casa juntos. NADA!

Acham que ser pai e mãe é só sustentar e dar presente!

Cara...criança é uma coisa tão boa que se você falar pra eles: - Vamos lavar o carro? EEEEBAAA! - Eles fazem festa!!! Eu adorava lavar o carro com meu pai! Minha mãe fazia festa com a gente quando íamos arrumar os brinquedos! Arthur adora ir na feira com o pai, faz cookies com ele, e arruma o jardim!

A criança, como qualquer ser da natureza que ser aceito e amado. 

Ás vezes estou ocupada, fazendo almoço, e peço para Arthur pegar sua mesinha e cadeirinha e colocar na cozinha ao meu lado. Ciça fica no cadeirão ou no carrinho brincando. Eles só querem ficar ao meu lado!

Cara....seus filhos só querem VOCÊ, você PAI, você MÃE!

Eles não ligam para presentes caros, nem para as roupas de marca que você compra! (Outra coisa que eu abomino: mães dizendo: - Cuidado para não se sujar com essa roupa cara! - Nunca comprei roupa cara para os meus...podem se sujar a vontaaaaade!!! )

Filho só quer atenção!

Essa cena não está TÃO longe quanto
você imagina!
Eu tenho amigas que me disseram uma vez: - Eu queria que minha mãe me desse a mesma atenção que ela dá para o meu cachorro! - CAAAAARA...isso é muito triste! E ela passava mesmo o dia todo de "tititititi fofulinha di mamãe esse au-au" e berrava o dia inteiro com elas e os irmãos! Isso é desumano! Com as filhas...o cachorro vivia a pão-de-ló! Uma pessoa dessa não deveria ter filhos! Aí, hoje em dia essa amiga não quer ter filhos...e a mãe simplesmente não entende! - Sem comentários! Deve ser daquelas: Adote um cachorro! - Mas, não ajuda a vizinha idosa com as compras!

Outro ponto! Vejamos: a infância vai até mais ou menos 10 anos, certo...depois já entra na pré-"aborrescência"!
Fiii...seus filhos só acharão você o MÁXIMO até (aproximadamente) 10 anos! Ou seja....é pouco tempo!!!! Depois você será motivo de vergonha! Eles dirão: - Sai, pai....ai que mico, mãe! - 
Claro que ainda vão querer carinho, vão querer atenção, mas será de outro modo!
Se você for calcular, muitos filhos saem de casa aos 18! Você só terá 18 anos de convivência com seu filho! Depois, ele será do mundo! Fará suas escolhas, sua vida! Claro que ele jamais o esquecerá, sempre precisará de você para aconselhá-lo e tudo mais! Mas você será coadjuvante! 

Pensem nisso: o momento que seus filhos mais anseiam são os que eles estão ao lado de vocês! Quando você chega do trabalho, ou de alguma viagem. Quando vocês fazem algum programa juntos. Ou quando eles tem atenção só do papai ou só da mamãe para ele! Sem ter que "dividí-lo(a)" com os outros! Vocês são os "ídolos" dos seus filhos!

E para vocês, que ainda não possuem filhos, ou decidiram não tê-los ou até têm mais vivem fazendo esse tipo de comentário...não faça mais! Além de ser desnecessário, a criança não vai parar "quieta" com o poder "mágico" de suas palavras!

E você, já brincou com seu filho hoje?

Bom fim-de-semana!





Nenhum comentário:

Postar um comentário