sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O 2º filho!

Não entendam esse post como um: - Você é obrigado(a) a ter um 2º filhoooo! - Calma...é apenas uma opinião compartilhada! Creio que filho, como sempre digo, é uma decisão extremamente séria que não deve ser tomada baseada nos outros. 

MAAAS...já conversei muito com amigas em dúvida se deveriam ou não dar um irmão ou uma irmã ao 1º filho. 
Eu nunca me vi mãe de um só. Dois era o meu mínimo! Então, desde que engravidei do Arthur, muitas coisas já foram compradas pensando no próximo baby que viria. A banheira dele é branca, um carrinho é azul com laranja e outro é de girafa (marrom e bege). Cadeirinha unissex e por aí vai...

A gravidez da Ciça foi planejada assim como de Arthur. Eu descobri dela quando faltavam alguns dias p/ ele completar 3 anos. Na verdade eu queria dar um tempo menor entre eles. Mas as circunstâncias não ajudavam. Estávamos no Rio, tudo mais longe, mais difícil. Gustavo viajando toda hora, estudando muito e etc. Mas depois vi que 3 anos foi uma boa idade. Ele já ia para escola, já ia ao banheiro sozinho, se alimentava sozinho, ficava bem com outros familiares na nossa ausência, enfim, já tinha uma certa independência. 

Entretanto, na 1ª gravidez temos mais tempo para nós! No meu caso, que estava desempregada, eu dormia e acordava quando dava na telha. Apesar de colocar tudo p/ fora até o 4º mês, eu passava mal e me deitava. Fazia pilates e hidroginástica quando eu quisesse... Tinha só que cuidar de mim!

Na gestação da Ciça, apesar de não ter nenhum problema de saúde grave, eu também passei mal. Não vomitava mas vivia enjoada, prostrada, acabada. Chorava muito mais do que na do Arthur! Tive dores na coluna em grupos musculares/ossos que nem sabia que existiam: ciático e sínfise púbica! Cristo! Como doíam! 

Apesar do meu pequeno ter dado uma certa "acalmada" depois dos 3 anos, ele ainda era uma criança agitada! Um dia, deixei-o por 5 minutos vendo TV,comendo pipoca com todynho. Quando voltei havia Todynho no azulejo da cozinha, mãozinhas carimbadas do mesmo laticínio na parede, mistura do mesmo com creme dental no quintal e pipoca para tudo que é lado! Depois de limpar tudo e brigar com ele, chorei igual um bebê! Ele me consolava sem entender xongas! O nervo ciático se "mostrou" no outro dia depois da limpeza! Rs...!

MAS, por outro lado, não tive "sustos". Em ambas gestações tive um leve sangramento. Ambos sem qualquer dano ou perigo aos babys, Na 1ª chorei por horas achando que tinha perdido, na 2ª já fui mais calma. E realmente, não era nada demais (1ª formação da placenta, 2ª implantação do feto no útero)!

Arthur vivia grudado na minha barriga! Cantarolava para ela, fazia carinho, contava sobre seu dia, dormia agarrado ao meu barrigão! Era a coisa mais linda de se ver! Quando ele chegava da escola, ela já começava a pular dentro de mim! Como mexiiiia! Era muito gostoso! Ele queria participar de tudo! Ficava impaciente com sua chegada! 

As contrações apareceram mais cedo na 2ª, mas sem tanto "medo". O parto foi mais tranquilo, pois sabia o que esperar. O pós-parto então...! Beeem mais fácil! Só fui tomar banho sozinha depois de 1 semana quando tive Arthur. Na da Ciça, em 3 dias! Tirando a enxaqueca pós-raqui, o resto foi sussa!!!

Quando ela chegou do hospital...não saia do seu lado! Queria dar colo toda hora, carinho...tão fooofo!!! Até pão de queijo ele deu para ela...com 1 mês! E virei pra atender o telefone qdo voltei a bichinha estava com aquele baita pão na boca! Só rindoooo!

Falando em "comida".... a amamentação então! Do Arthur...meu Pai! Só de pensar já sinto uma fisgada no mamilo! Como doía! Eu não tinha bico formado, então, ele formou! Chorei de dor por 10, DEEEZ dias! Quase recorri ao NAM. Mas persisti...e consegui! Já a Ciça...não doeu tanto! Até porque, ela era beeem mais delicadinha, doce, mamava devagarinho, diferente do mano faminto, que parecia uma bomba sapo!

Eu nunca levantei de noite para ver se ela respirava. Não fiz escândalo com a 1ª queda dela como fiz com Arthur!
Ao começar as papinhas eu já tinha "as manhas" de como fazer e apresentar. 
A casa já estava "a prova" de catástrofes! Tomadas tapadas, objetos cortantes guardados, portas/gavetas com travas.
Não sofria para dar vacinas como eu sofri com Arthur! Afe...eu me sentia mal o dia todo no dia de ir ao posto de saúde!
Filtro muito o que alguns pediatras medíocres falam!

Arthur sempre foi conosco p/ tudo que é canto. Mas eu morria de pena de deixá-lo com meus pais ou minha sogra. Ficava aflita pensando que ele estaria me chamando, que ele estava chorando...eu não conseguia curtir a saída ou programa. Ciça, coitada...já é acostumada a ficar com meus pais, irmãos, sogra, minha doce e santa faxineira Rozeli, amigos...  Eu entrego sem neura! Claaaaaaaaaaro com gente conhecida e de confiança! Consigo curtir um programa sem ficar com a cabeça só neles!

Na 1ª gestação "engoli" muito sapo, muito palpite. Muitas afrontas! Na 2ª não levava desaforo para casa. Não aceito conselho de qualquer um. Afinal de contas...eu conheço meus filhos melhor do que ninguém! Agora, quando a pessoa resolve falar, falar e falar...eu ligo minha cara de paisagem, balanço a cabeça com um sorriso cordial, mas na verdade estou pensando no último capítulo de Grey's Anatomy!

O 2º filho é MUITO mais fácil! Todo mundo diz isso porque é verdade! Perdemos as neuras, manias de limpeza extrema, sentimos menos culpa, deixamo-los menos dependentes da gente. O 2º filho nos liberta! Aprendemos que podemos errar, que não tem problema! Afinal, estamos aprendendo a ser mães sendo mães! Não há escola preparatória!!!

E o melhor de tudoooo, é ver a linda relação entre eles! Eu babooo nos carinhos dos meus pimpolhos! É o meu "salário" ante todo trabalho que tenho. Ás vezes eles estão quietinhos, brincando, um do lado do outro, não necessariamente juntos, mas estão fazendo companhia. Olham um p/ o outro quando vão rir da mesma coisa (normalmente eu, fazendo palhaçada)! 


Irmãos se implicam e se zoam desde cedo! E na boa? É preciso saber brincar! Sabe aquele seu amigo "apelão" que adora fazer piada com todo mundo, mas detesta que façam com ele? Provavelmente ele não tem um irmão! Digamos que é o "bullying" familiar! Rs...! Meus irmãos enchem meu saco e eu encho o saco deles até hoje! Eu era a magrela e minha mana a mais cheinha (hoje em dia trocamos! Rs...), meu irmão dizia que éramos o número 10! Eu o 1 e ela o 0! E nós quando resolvíamos enchê-lo, era em dupla! E ele não podia bater na gente, pois era mais velho e menino ainda por cima! Se sentia injustiçado!!! Ai que saudade desse tempo! Kkkkk!

Existe sim, a parte de ciúmes, claro! Aqui em casa, ela é mais ciumenta que ele! Inclusive, tem ciúme dele com alguns amiguinhos, é mole? Ela acha que é gente! Rs...!

Com Arthur trabalhei muito essa parte. Mostrei a ele que tudo que fiz por ela, fiz por ele. Aliás, ele teve tudo novo, tudo só pra ele, inclusive atenção exclusiva do papai e da mamãe! Registrei tudo em álbuns. Mas que o amor é igual para os dois. Digo a ele: - Você não ama as duas vovós do mesmo jeito? Eu também amo vocês do mesmo jeito!

Meus irmãos falavam isso pra mim! Rs...!
Trato-o como um "moço"! Criança grande! Que não usa fralda, vai a escola, se veste e se alimenta sozinho, sabe dialogar e ajudar mamãe nas tarefas. Digo a ele que sem ele, nossa...eu estaria perdida! Pois ele é meu companheirão!

Há momentos em que eles brigam, óbvio! Mas até nisso é bom! Pois a vida inteira eles vão ter que lidar com "o outro". Hoje são entre eles dois. Amanhã será um trabalho em grupo na escola, dividir o quarto e as tarefas em uma república e depois, no casamento com o marido e a esposa, no trabalho em grupo no 1º emprego, e por aí vai...
Assim eles aprendem desde cedo a dividir, a ceder, conciliar e se resolver. 

Não adianta dizer que a criança sabe dividir com o colega ou primo! É diferente quando moram na mesma casa, debaixo do mesmo teto, dormem no mesmo quarto, quando querem a última fatia do bolo e competem a atenção dos pais! A não ser que o colega e/ou primo more na mesma casa! Aí tudo bem...

Quando éramos pequenos, meus irmãos e eu, tínhamos uma TV só. Tínhamos que encontrar um programa que agradasse os 3! Aliás....foi assim até eu sair de casa! Sempre foi uma TV! 

Tem gente que diz: -Aaah um irmão não é garantia de um amigo! Tem gente que tem 10 irmãos e hoje em dia não se falam! - Bom...sinceramente, desconheço esse tipo de relação! Sou a do meio e meus irmãos são meus melhores amigos! Como tive uma infância feliz ao lado deles! São os maiores presentes que meus pais me deram! Amo-os com a força de um furacão...como nunca vou amar alguém igual. Pois eles são mais do que meu sangue...são minha pele! Fazem parte mim...Não tem sequer um dia que eu não pense neles, ou reze por eles ou sinta uma vontade incontrolável de abraçá-los...ou zoá-los! Rs...!

Meus irmãos e eu: idades: 10, 8 e 5!
Não, não há como prever se seus filhos serão amigos eternos! Como não há como prever se seu casamento dará certo, ou namoro. Se sua/seu melhor amigo/amiga continuará sendo daqui há 20 anos. Não há como prever nada! Todavia, não custa tentar!

Cada um sabe de seus motivos...mas, é como quando você prova um doce delicioso e indica a seus amigos! Eu repeti a dose e indico! Mas para quem quiser provar de livre e espontânea vontade! Não baseado no que eu falei...e sim nas sua própria vontade!

Ser mãe de dois é bom demais!!!!!

Bom fim-de-semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário