quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sobre limites e atenção

No post passado eu discorri sobre a opção de não ter filhos. Defendendo quem não os quer (seja por ora ou indefinidamente). Seja por motivos de saúde, ou porque ama seu trabalho incomensuravelmente para abrir mão dele pela maternidade, ou porque não tem aquilo que se chamam "dom materno" (que acho um mito, aliás). Enfim...defendo mesmo.

Mas sinto-me na obrigação de falar do outro lado! O lado maravilhoso da maternidade! Assistindo esses dias ao filme "O que esperar quando se está esperando", cheguei a conclusão que os medos que antecedem a maternidade são os mesmo para todos os casais e mães (que por quaisquer motivos precisem passar por isso sozinhas). Me acabo de rir do filme! Me vejo em muitas das situações e vejo amigas minhas, como a personagem Skylar que grávida de gêmeas faz todos os tipos de exercícios físicos, fica belíssima, desfila com salto alto e ainda não sente tanta dor no parto.

O filme demonstra bem o que é a gestação sob vários ângulos e situações. É hilário!

Ser mãe é se contentar com pouco! Mamar direito, dormir uma noite toda, um prato vazio de comida. A primeira engatinhada, a primeira palminha, o primeiro passo, a primeira palavra (normalmente é "mamã"!!!!)...enfim...é uma outra dimensão de amo: puro, gratuito e superprotetor!

Aquele sorriso derrete qualquer coração...beijo fora de hora! Desenhos com corações, abraços inesperados! Declarações sem motivo...não há dinheiro no mundo que pague isso! Aaah se eu pudesse e meu dinheiro desse...eu tinha mais uns 2 filhos! Rs....

Todavia...o foco do meu assunto e outro! Vai além da alegria da maternidade...gestação e tudo mais....é o depois!O futuro!

Vejo grandes campanhas a favor do parto natural humanizado, amamentação, a não apresentar junk food para as crianças e etc...

Entretanto me pergunto onde está a campanha: Diga não ao seu filho! Dê limites! Brinque mais com ele! Ele não precisa de um "nintendo Wii" aos 5 anos, precisa de atenção! Ele não precisa ir a Disney, mas quer que vocês, pais, o levem ao parquinho. De vez enquando, faça um biscoito com ele/a, ou o almoço ao invés da babá/empregada.


Onde estão essas campanhas a favor da real paternidade/maternidade? Pois alguns "pais" acham que a maioria dos deveres/tarefas cabe a mãe! Querido... já foi o tempo que o papai sustentava e mamãe cuidava! Bem-vindo ao século XXI! A responsa é de ambos!

Não adianta tirar fotos lindas antes do parto, amamentar até aos 3 anos, comprar as melhores roupas e os melhores itens para o quarto sem antes de tudo, se entregar de corpo e alma a educação e convivência com os filhos. Desculpe-me o termo chulo, mas, eles estão cagando e andando para roupas de marca, brinquedos caríssimos, férias em resorts ou almoço em restaurantes caros.

Criança quer o que qualquer ser vivo quer: atenção, carinho e LIMITES!

Eles querem ver que você se importa dele comer chocolate até dar diarréia. Querem ver se você se importa deles pularem na cama antes de caírem. Eles pedem por limites. Eles compreendem que quando os pais se impõe e mostram que são eles que mandam ali, é que eles se sentem confiantes e protegidos, tipo: -Puxa, meus pais são os caras! Eles estão no controle!

Conversando com uma das educadoras de uma das escolas que meu filho estudou, ela me desabafou descontente: - O maior desafio que enfrento aqui, não são as crianças com dificuldades escolares. Mas sim aquelas que vêm de casa, sem limites! E quando tentamos estabelecer as regras e limites aqui, os pais ainda reclamam! Como posso educá-los se os pais mesmos são contra? - Ela continuou: - Há alguns anos atrás, isso era a minoria. Hoje é a grande maioria!

Eu acho que todo professor devia ganhar um salário mínimo de R$3,000! Mínimo! Pois hoje eles são mais pais do que os pais deveriam ser. E não é a função deles!

Uma vez, quando dava aulas em uma escola aqui em Minas, fui a uma palestra em que uma palestrante questionou:

-Hoje a escola está diferente! Os pais trabalham mais e dão menos atenção aos filhos. Algumas crianças são educadas mais na escola do que em casa. Não estaria certo a escola estar preparada para esse "novo papel" mais participativo na educação, com um "cargo" de igualdade aos pais?

Eu levantei a mão e respondi: - Não, não acho! Pois se é assim, o professor deveria interferir em todas as decisões junto aos pais: quando começar a estudar e em qual escola. Qual roupa deveria ser usada. Quais refeições e quais os alimentos. Horário de acordar, dormir, de tarefa, de brincar e etc. Quando comprar brinquedo ou roupas. Ou até mesmo qual religião o aluno deveria seguir (ou não seguir)! Afinal de contas, já que é uma "guarda compartilhada" com o educador, ele deveria estar a frente de todas as decisões!

Mas é isso que alguns pais acham, que o professor é a terceira (ou em alguns casos, a primeira) pessoa responsável pela criança! Ai da tia se tirar o brinquedo ou celular do aluno! Ai dela se deixá-lo sem parque! Vou processá-la! Afinal, meu filho não pode passar por frustrações! Afinal de contas.....o mundo só vai fazer o que ele quer!

Só sei que antigamente tínhamos mais obrigações, deveres, do que direitos...nossos pais e avós, menos ainda! Nos colocavam de castigo, tomávamos surras e os pais não era taxados de pais "maus" por isso. Pais maus eram aqueles que nunca estavam em casa,, espancavam os filhos ou não os davam o mínimo de estrutura (alimentação, educação e etc.)

Hoje os pais que colocam de castigo e dão uns tapas nos filhos são taxados como abusivos, severos, não respeitam a criança, não têm diálogo e etc. Até a Super Nanny já criticaram! Mas os que criticaram não foram lá ajudar as famílias, foram? Até o cantinho de pensar virou "abusivo"!!!


Sabe porque os Parlamentares criaram a Lei da Palmada? Porque eles não estão em casa dando atenção aos filhos! 

Não sou a favor de espancar de forma alguma. Mas aqui em casa rola o cantinho de pensar, se nos desrespeitar ou aprontar na escola e/ou em casa, fica sem tablet/televisão/brinquedo favorito/e etc, ou uma chineladas em último caso. Você me acha "abusiva"? Vem me ajudar a educar e/ou sustentar os meus filhos, aí sim você pode dar palpite!

O mundo está cheio de "Psis" psicólogos e psiquiatras teóricos! Que sabem tudo sobre crianças...sem nunca terem tido filhos. Ou têm filhos, mas os "terceirizam" para a creche/babá ou a santa Avó!

Muitas pais e mães leoas  trabalham o dia todo mais dedicam o resto do seu dia a educação e convivência com filhos...e muitos não trabalham fora, mas não "dão conta" e deixam fazer de tudo para não se estressar!

Quem dá limites ao filho prepara-o para o futuro!

A infância deles passa tão rápido, eu sei! O limite parece ser um castigo. Mas não é! Eles não deixam dos nos amar incondicionalmente quando somos firmes com eles! Serão adultos responsáveis e respeitáveis. Vão se orgulhar de si mesmos!

Alguns pais recorrem a psicólogos sem ver que a solução está neles! Não só quanto ao limite! Mas quanto a atenção!

Eles se contentam com tão pouco....com uma histórinha antes de dormir. Com um passeio até ao mercado só "nós". Com o sentar no chão e servir de cavalinho e pista de carro. De brincar de misturar tintas e massinhas de modelar no quintal. De montar um brinquedo novo ou se vestir de princesa...

Só seremos o máximo para eles enquanto eles forem pequenos...depois, ouviremos: - Sai pai/mãe,,,,que MICO!!!

Curtam! Mas dêem limites!!!

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário