segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"A" escolha, "A" pessoa


Algumas pessoas dizem que o casamento é uma instituição falida. Penso eu que quem disse isso é que é uma pessoa falida. Falida no sentido de não ter esperanças numa união. Uma pena...porque vale a pena sim.
Acontece que um bom casamento, na minha opinião, já começa na escolha da pessoa certa p/ namorar. Existem várias “teorias” sobre como as pessoas escolhem ou devem escolher umas as outras, por exemplo: Os opostos se atraem é uma delas.
Por um lado concordo, uma pessoa muito tímida, ao namorar com uma pessoa mais extrovertida e comunicativa, acaba se abrindo mais. Alguém mais sério, fechado, até meio “hostil”, ao estar com outro de personalidade mais tranqüila e doce, acaba cedendo aos carinhos do outro. E assim vai...
Mas para mim, há certos tipos de “opostos” que não devem se atrair nunca! Rs...
Vou citar meu exemplo: quem me conhece sabe que detesto esportes. Quer me ver louca e me chamar p/ participar de uma corrida ou coisa parecida. Eu detesto academia! Definitivamente aqueles aparelhos foram inspirados nos instrumentos de tortura da idade média. Gosto de fazer pilates, hidroginástica, dança...até uma caminhada encaro, pela companhia da pessoa. Mas não pelo exercício físico em si! Não tenho a mínima vontade de acampar, dormir no chão, sendo jantada pelos insetos, ou fazer uma trilha p/ achar uma cachoeira. Prefiro ir de carro! Rs...
Se eu por acaso, me casasse com alguém com o espírito Indiana Jones, o coitado ia se divorciar de mim com 6 meses de casado. Pois p/ mim, isso é um Programa de Índio com direito a pena no cocar (p/ quem não sabe, cada grande feito que o indígena realiza, ele ganha uma pena no cocar! Por isso cacique tem tantas e é o chefão!)
Então...quando eu estava namorando, eu procurava alguém que gostasse de coisas parecidas como eu, pois eu sabia que ao longo dos anos de um relacionamento, isso seria um ponto de atrito.
Claro que só estou citando um exemplo...há casais que acabam curtindo o que o outro gosta de fazer, cedendo aqui e ali.



Mas coisas que a pessoa julga importante, não pode ser negociado! Eu sempre quis ter filhos, jamais me casaria com alguém que não quisesse o mesmo do que eu.
O grande impasse é que muitos acham que podem “mudar” o outro. Sinto dizer...as pessoas não mudam. Elas crescem, aprendem, amadurecem. E é errado querer que elas mudem. P/ mim, isso não é amor! Aceitar a pessoa com “condições” do tipo: Se ele(a) mudar tal coisa, eu me caso ou eu serei feliz. Isso é um equívoco.
Então...o que fazer? Se aquela pessoa não é bem aquilo que você sonhava, mas as características positivas dela valem a pena, e as negativas, você consegue suportar, eu creio que vale a pena investir na relação.
Entretanto...já dizia minha sábia mãe: Minha filha, se o rapaz tem alguma característica que você não suporta, não se case com ele. Pois no decorrer da vida a dois, vai ficar mais e mais difícil você agüentar. – E ela estava certa! Quantos casamentos terminam por aqueles “detalhes” que o outro não agüenta mais, porém, que já sabiam que existiam!
Graças a Deus, não há nada no meu marido que eu não “suporte”. Só não suporto ficar longe dele...como hoje...que saudades...mas enfim!
Não insistam nisso, sabe? É criar uma expectativa muito grande na pessoa. Depois vem a decepção...mas não é com a pessoa em si, mas com você, com a expectativa que você criou.
Quantas pessoas estão casadas com a idéia da pessoa ideal, e não com a pessoa em si. Depois os lares desmoronam e ninguém sabe onde errou.
Nunca é tarde demais p/ se achar alguém...se seu relacionamento não está legal, parta p/ outra. Quantas lindas histórias de amor acontecem logo após um rompimento? Você não está “desistindo” do outro. Se tentou namorar e não deu certo, não é desistir. Desistir é quando o sujeito nem tenta.
E quando você escolhe BEM aquela pessoa especial, com quer dividir seus dias, sua vida, seus sonhos, isso ecoa por gerações.
Pensem comigo: você tem de um relacionamento turbulento, difícil, cheio de brigas, discussões, gritos, desrespeito e etc. Aí, você tem filhos, eles vão conviver com aquilo e achar “normal”. Então, vão se casar e ter aquele tipo de relacionamento também, e os filhos deles, e os deles também...assim vai.
O bom relacionamento é um investimento, p/ você, o parceiro e p/ todos. Pois se você está feliz, seus pais, irmãos, amigos (de verdade), parentes e Cia, estarão felizes por vocês também. A companhia do casal é bem-vinda, é alegre...Quem nunca teve amigos que vêm o casal chegar e dizem: Ixi, lá vem o fulano e a ciclana, vai ter barraco hoje.

Há também aquele caso de pessoas que se enganam mesmo! Casam com o outro e só na convivência, vão ver quem realmente eram. P/ isso existe o divórcio, e na igreja católica, por exemplo, a anulação. Todo mundo tem direito a uma 2ª chance...3ª, 4ª...afinal, qualquer um merece ser feliz!
Mas normalmente...as pessoas dão “amostras grátis” de como são. E precisamos ser vivos p/ perceber....p/ depois não dizer: Aaah eu não sabia!!! Mentira!!! O tempo do namoro serve p/ isso!

Aqui vão alguns vídeos excelentes, de um Padre, mas que serve p/ qualquer um de qualquer religião:
http://www.youtube.com/watch?v=pJK6AIN9W8I 7 Sinais que o namoro não vai dar certo
http://www.youtube.com/watch?v=Vr3sd0Pkb7A 10 Conselhos p/ quem quer arrumar alguém
http://www.youtube.com/watch?v=_98w2XVoF1U 10 Conselhos p/ manter um relacionamento
São engraçadíssimo e reais!




Quanto ao ouvir os pais, é essencial! Eles sabem muito mais do que a gente, tem mais experiência e aquele 6º sentido nato...normalmente...Pois tem sempre aquele pai ciumento doentio ou aquela mãe que é a tipa sogra cascavel, e ainda pior, pais que querem que sua filha se case com o um Bill Gates por causa da grana. Existe! É triste...mas existe...rs...

Enfim...se casar é muito bom! Pois no fim...quando estamos velhos, cansados e ficando gagás...nada melhor que uma companhia. Nada melhor que alguém cuidando de você...alguém que dividiu contigo todos seus sonhos, dias, dívidas, problemas e alegrias...e depois, vão dividir remédios! Rs...

Boa semana a todos!
Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário