terça-feira, 18 de setembro de 2012

Disciplina


Fiz faculdade de pedagogia e pós-graduação em psicopedagogia mas posso dizer...quando se tem um filho, os diplomas não contam!
Desde o nascimento do Arthur, eu vivia questionando às minhas amigas que tinham filhos mais velhos ou na mesma idade sobre o que os filhos delas estavam fazendo, ou se estavam em tal estágio e tal.

Meu filho só andou com 1 ano e 2 meses. Eu sei que ele tem que estar ensaiando passos até 1 ano e 5 meses. Mas mesmo assim, eu vivia me indagando porque meu filho ainda não andava.

Eu era daquelas mães que diziam que nunca mudaria a decoração da casa por causa do filho. Mal Arthur começou a se arrastar no chão, eu coloquei protetor de tomadas, tirei todos os objetos cortantes, vidros de cima do hack, da minha mesa de cabeceira e etc. Tudo o que podia ser perigoso eu tirei do seu alcance. As portas do meu buffet/balcão na sala estão com trava a prova de crianças. E essa foto ao lado são as gavetas dele. Essa foi a única forma que encontrei p/ que ele não abrisse minhas gavetas. Lembro-me que quando coloquei essa alça de bolsa aí meu esposo reclamou e disse que estava horrível. Eu disse a ele que quando ele encontrasse uma solução melhor, a alça sairia dali sem problemas. Isso já tem uns meses e alça permanece lá! Rs.... (As travas das portas não servem p/ as gavetas, pois se coloca em uma, as outras vem tudo junto!)

Eu tinha várias corujinhas de cristal em cima da minha mesinha de cabeceira. Todas estão mancas, pobres! Pois Arthur adorava brincar com elas!

Enfim, não adianta! Acabamos mudando quase TUDO por conta dos nossos filhos, seja p/ sua própria segurança, ou p/ você não se estressar a cada 5 minutos com o que ele mexe.

Eu tinha 3 lindos vasos de flores artificiais...era um conjunto! Agora ele é único! Ele é tão sem vergonha, meu filho, que assim que ele quebra algo, já me pega pela mão, me leva ao local do alvo diz: “Qqbô? Atú!” (Quem quebrou? Arthur!). Difícil não rir nessa hora!

Mas tem algumas coisas que são inegociáveis!

Por exemplo, todos os dias ele come uma fruta pelo menos, bebe leite e tem que fazer pelo menos uma boa refeição, ou janta ou almoço. Sendo essa refeição cheia de legumes, verduras e etc. Se ele almoçou bem e sairmos p/ comer pizza, ou um fast-food eu o deixo mais livre. Mas se ele não almoçou bem por que saímos ou enrolou p/ comer, a janta tem que permanecer no cardápio. E se não quer comer, não come mais nada! Não tem direito a sobremesa, biscoito ou leite.
Graças a Deus Arthur come que é uma beleza! Dificilmente nega comida! Inclusive na escola, ele come o lanche dele e dos outros. Rs... Mas ainda assim, as regras permanecem! E isso vale na casa das avós! Que adoram dar guloseimas! Mas só depois duma boa refeição!

Ano passado estabeleci p/ mim mesma duas metas: a 1ª era tirar Arthur do peito, a 2ª era comer comida sólida, pois ele só aceitava papinha batida no mixer ou no liquidificador. 

Desmamei-o com 10 meses. E foi a melhor escolha de época. Muitas mães devem estar pensando porque não dei de mamar um pouco mais. Primeiramente, porque eu adoecia toda hora. Arthur sugava até o tutano do meu osso. Qualquer gripe e virose que rondava, eu pegava. E só tinha eu p/ cuidar dele, ninguém p/ tomar conta de mim! E em segundo lugar, ele acordava de 2 em 2 horas p/ mamar toda noite (e tomava uma caneca cheia de mingau de leite com bolacha Maria antes de dormir). E em terceiro lugar, eu, na minha opinião, acho que lá pelas tantas a criança tem que se desapegar da mãe. O que ele tinha que sugar de anticorpos ele sugou te o 6º mês. E o leite não sustentava mais, ele só me fazia de chupeta.

A 1ª noite foi um pesadelo, dei leite ninho só durante o dia, à noite não dei nada. Nem preciso dizer que não dormi! No 2º dia, tomou o leite ninho brigando. Na 2ª madrugada acordou bem menos. No 3º dia tomou o leite com a melhor cara do mundo e nunca mais pediu! Vitória! Ele nem se lembrava mais! Eu voltei a dormir como uma pessoa normal!!!!!!!

Amamentar é lindo e tal...mas lá pelas tantas cansa: sujar todas as roupas de leite, não usar uma porção de roupas pois elas não servem p/ dar de mamar! Me condenem a vontade! Hehehe! Mas, fiz o que achei que era melhor p/ meu filho!

Após essa maratona, deixei-o a manhã toda com fome e preparei a papinha sólida. Ele comeu de fazer “huuuum!”. E até hoje come bem!

Me senti orgulhosa de mim mesma de conseguir cumprir o que tinha prometido!

E até final do ano tenho mais 2 metas!

Uma já comecei hoje (por isso resolvi escrever!). Desde que Arthur nasceu, ele dava trabalho p/ dormir. Eu gastava em média de 30 a 40 min com essa rotina! E ele não dormia sozinho no berço, só no colo e só depois então eu o colocava no colchão. Com 1 ano e 4 meses ele foi p/ cama, sentia calor demais no berço e vimos que estava na hora dele ir p/ caminha. Desde então eu me deitava com ele e esperava ele dormir p/ sair do quarto, também demorava meia hora com isso todos os dias.

Essa semana passada me toquei: Ele dorme na escola e sozinho! Porque aqui em casa ele não faz o mesmo? Pois percebia que ele fazia altas bagunças enquanto estava na cama: conversava, cantava, contava...e eu lá! Sábado deixei-o na cama e fiquei no quarto, só “dando” ordens: - Deita! Vai dormir! Chega de bagunça! – Até que ele pegava no sono!

Hoje, ao tentar fazer isso, começou a demorar demais!

Apliquei a técnica da SuperNanny! Deixei-o no quarto com a porta aberta e toda vez que ele levantava, eu o deitava na cama sem dar uma palavra. Ele se levantou umas 5 vezes chorando, me chamando...chamando o papai, o batman...todo mundo! Uma novela mexicana!
Na 6ª vez ele ficou e dormiu! FUNCIONAAAA! (Aleluia de “Handel” como trilha sonora nesse momento!) Me deu MUITA dó! Mas valeu a pena!!!! Eu só penso: Estou educando meu filho! Estou educando-o p/ o futuro! Ele tem que aprender! Estou educando meu filho! Estou educando-o p/ o futuro! Ele tem que aprender! 

Vamos ver como vai ser amanhã!

E minha outra meta e fazer c/ que ele durma a noite toda na cama DELE. Pois quando dá 4h ou 5h da madrugada ele vai p/ nossa cama e fica lá até a hora que acorda de vez (entre 6:30/7h). Quero que ele pare com esse costume!

 Enfim...é um GRANDE desafio impor disciplina nesses pequenos, mas é preciso! E cada vez vai ficando mais e mais difícil! Pois aos poucos vamos nesse: Ah deixa! Não custa nada! Custa sim! Eles têm que aprender que a vida tem regras, que as coisas não acontecem como eles querem e que todos nossos atos tem consequência!

Ah, aqui em casa também tem o “cantinho de pensar”. E também funciona...ás vezes! Tem vezes que só um tapinha na mão que resolve! Mães que conseguem educar BEM seus filhos sem dar uma palmada ou um tapinha, me ensinem por favor!!!!!! Pois nessa idade em especial, que Arthur está, nem sempre o “cantinho” funciona!

Enfim...é isso aí! Boa noite a todos!
Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário