terça-feira, 30 de outubro de 2012

Proteção


Essa semana aconteceu um episódio que me “testou” um, bocado. Já contei este caso no meu facebook mas vou repeti-lo aqui p/ uma melhor explicitação.

Domingo voltamos da casa dos meus pais, desfizemos as malas, nos arrumamos e fomos a uma pizzaria que sempre frequentamos. Até mesmo por conta da brinquedoteca dela, é perto das mesas, temos uma visão ampla do que nossos filhos estão aprontando. Pois Arthur estava meio jururu de ter que deixar os vovôs, o levamos até lá p/ que ele pudesse se distrair!

Estávamos esperando a pizza chegar e vendo Arthur brincar. Ele pede um desenho a monitora e senta-se p/ colori-lo. Ele fica bem quietinho, quando duas meninas dos seus 7 anos sentam-se ao seu lado e começam a colorir seus desenhos também. Elas vêem Arthur colorindo “daquele” jeito que criança nessa fase o faz, tudo rabiscado. E começam a tirar o desenho dele p/ ensiná-lo como pintar direito. Mas como ele ainda não entende, assim que elas devolvem o papel a ele, ele continua fazendo do jeito que ele sabe. Elas tomam a pegar o desenho, rabiscam e devolvem a ele.

Nisso eu estou olhando do lado de fora, esperando dele alguma reação, alguma defesa. Mas ele nada faz, só fica olhando. Aos poucos a carinha dele foi mudando p/ um rostinho choroso, e as meninas, por não ter a resposta que queriam, começam a gritar com ele e tirar o papel de sua mão cada vez com mais força. E ele começou a querer chorar.

Lá pelas tantas, não aguentei! Me levantei da mesa, fui até a brinquedoteca, abaixei, pedi licença a um das meninas e peguei o desenho de sua mão e dei a Arthur. Virei p/ ela e disse: - Deixe ele desenhar, por favor, pois esse desenho é dele.
Uma delas me disse: - Mas ele não pinta direito! Ele não aprende!
Eu respondi: - Sim, pois ele só tem 2 aninhos, é pequenininho. Ele não sabe pintar direito. Quando vocês eram pequenas como ele também desenhavam assim.

Assim que ele me viu, abriu o berreiro! Eu o peguei, levei-o p/ a mesa, dei suco, um pãozinho de alho que ele gosta e depois mais calmo, ele voltou a brincar. Acabou que depois as meninas se acalmaram também e deixaram-no quieto.

 Não sei como consegui manter a calma! Rs...! Pois sou meio impulsiva, meio aloprada! Sei que elas são crianças como meu filho, sei que um dia ele terá essa idade também e pode fazer isso (ou pior) com outras crianças. Mas vê-lo daquela forma, tão indefeso, mexeu com meus instintos! Rs...! Nessas horas a gente se esquece que as outras crianças também são filhos de alguém que também os ama e quer protegê-los! Mas a raiva do momento não te permite pensar nisso! Entretanto, falei com calma, sem ofender e dei a elas uma lição. Tudo terminou bem!

Creio que nos só nos conhecemos mesmo quando nos tornamos pai e mãe. Uma vizinha minha, a Terezinha, me disse uma vez: Filho revela o pior e o melhor de uma pessoa.
Pois você se estressa, acaba gritando, aloprando ou berrando com ele(s), se descontrolando, chorando e etc. Mas é capaz de mover continentes p/ vê-lo feliz e saudável. Você testa seus limites ao máximo! De paciência e de dedicação!

Qualquer noite mal dormida acabava comigo. Eu adorava dormir até tarde! Arthur adora acordar cedo! Posso ficar o dia inteiro cansada, mas faço tudo o que tenho que fazer, pois tenho meu filho como prioridade.

Se alguém ousa intimidar seu filho, você vira uma leoa! Esquece educação, classe, tudo! Se estiver armada na hora, sai da frente, pois se não leva um tiro na fuça!
O instinto de proteção é tão grande que ganhamos aquele “faro” assim que saímos da maternidade: o sexto sentido.
Você sabe exatamente quando seu filho não está bem, ou se alguém se aproxima dele p/ fazer alguma maldade.

Esse instinto de proteção não termina assim que a infância tem fim, ele dura o resto da vida. Creio eu, que dure até a eternidade, pois asseguro que tem muitas mães e muitos pais que do outro lado da vida, cuidam de seus filhos e netos intercedendo por eles.

Acontece que não há como protegê-los sempre! Por mais que queiramos.
Eles vão ter que aprender a se defender, a brigar se preciso. Vão ter que travar suas próprias batalhas diárias e dificuldades.

Se formos atender em tudo o que eles precisam, não vamos criar uma pessoa independente e bem resolvida. Vamos criar um adulto frágil demais, suscetível a qualquer queda. Incapaz de se levantar, sacudir a poeira e seguir em frente. Superprotegê-los é doença! É deixá-los despreparados, alheios e vulneráveis ao mundo, suas peças, seus perigos e até suas coisas boas! Pois têm pais que não deixam seus filhos saírem p/ uma festa com medo que se droguem ou estuprem! Calma aí!!!! Depende de quem vai, com quem vai, onde é, as companhias. E é necessário dar aquele voto de confiança também nem toda criança ou adolescente é "maria vai com as outras"!

Temos de educar os filhos p/ o mundo. Temos que deixá-los crescer! Saber que mesmo que p/ nós, eles sejam nossos eternos bebês, nossas eternas crianças. Podemos olhá-los e vê-los neles aquele menino de skate, bola de futebol todo ralado, aquela menina de vestidinho, segurando a boneca e brincando de casinha.
Mas eles CRESCEM! Vão ser adolescentes, jovens e adultos!
Não tem sentido tratá-los como crianças pelo resto da vida. É preciso dar responsabilidades a eles, votos de confiança! Tem que deixar sair com os amigos, namorar, festejar, mas tudo com limites, regras, horários! Pois afinal, todo local de trabalho e estudo tem isso, não é? Disciplina! Têm de ser aplicada em tudo!

É preciso fazer com que aprendem a se vestir, comer, dormir e brincar sozinhos. Assim como a comprar um pão, depois, ir p/ escola e dirigir.
Aprender a cuidar de uma casa, cozinhar e se cuidar quando está doente. Mas também aprender que pedir ajudar não é sinal de fraqueza, mas sim de confiança no outro.
Afinal, o mundo gira, um dia precisamos do outro e depois o outro precisa de nós.
Aprender a dialogar, conversar, não evitar tudo com brigas e choros. Aprender a ouvir não, a ser contrariado e não aquele “ser” que é acostumado coma  frase: “seja feita a vossa vontade”!
Encarar os problemas, não evitando-os, ignorando-os ou deixando p/ mais tarde! O problema está aí e tem que ser resolvido agora.

Creio que o mais difícil p/ os pais é ver seus filhos escolhendo caminhos errados e tortuosos.
Os criamos p/ ser direitos e honestos, e eles se metem com companhias ruins, drogas e bebidas. Educamo-lo p/ respeitar a todos, e eles se divertem e magoam rapazes e moças.
Ensinamos o quanto é preciso maturidade p/ começar um relacionamento sério, e muitos arrumam o primeiro traste que vêem pela frente, se apaixonam e deixam os pais de lado na primeira oportunidade. Quando o relacionamento acaba, adivinha quem volta p/ casa de coração partido? E são os pais que acolhem com o amor.

Ainda não tenho Arthur nessa idade, porém, vejo com a experiência dos meus pais. Quantas vezes tomamos atitudes, falamos coisas e depois nos arrependemos amargamente. Ah se tivéssemos dado ouvidos a eles! Como nossas vidas teriam trilhado um caminho menos pedregoso. Mas na época, achávamos tudo “chato”! É...daqui há alguns anos eu serei a “chata” p/ meus filhos. Rs...!

Que se dane! Hehehehe! Pai e mãe de verdade têm que ser chato mesmo! Pais muiiito bonzinhos criam delinquentes!

Não é possível protegê-los o tempo todo. Resta-nos orientá-los bem, com amor, disciplina e fé. Se eles tomarem outros caminhos, infelizmente, não só ele, como todos pagaremos o preço. Pois uma escolha errada afeta muita gente, não só a pessoa que escolhe.

Só nos resta rezar, rezar, rezar e rezar muito! P/ que Deus nos dê sabedoria p/ criá-los bem!

Beijos a todos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário