terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Eu só quis dizer

Parafraseando nosso pequeno herói e pobre coitado Cirilo, da nossa saudosa novela “Carrossel” que inicio o meu post de hoje.

Algumas pessoas dizem que odeiam falsidade e que preferem sinceridade acima de tudo. Alguns confundem sinceridade com o que eu chamo de “comentário inoportuno”.
Por exemplo, quando eu estava grávida do Arthur, fiquei ultra barriguda! Tipo, barrigão mesmo, tipo bala de canhão. E sempre tinha alguma pessoa, não sei eu, se por maldade ou não, perguntava: - Você tem certeza que não tem 2 bebês aí dentro?
Minha resposta: (Silêncio para contar até 10....1, 2, 3.... afina, já tinha ouvido essa pergunta umas 20 vezes) - Não, não tem! (Risadinha sem graça). E a pessoa agradavelmente tornava perguntar: - Você tem certeza que não são gêmeos?

Darling, é o seguinte: Você faz uma ultrassom no início, com umas 8 semanas. Depois uma outra, com umas 14 semanas, depois mais outra com umas 20...e por aí vai. Uma mulher grávida faz no mínimo 5 ultrassons durante sua gestação. Se nem o médico obstetra, o médico radiologista, os pais ou qualquer pessoa que foi assistir aos exames viu outro bebê, É CLARO que a paciente gestante tem certeza que não são gêmeos! Capici? 

Só que para eu responder isso, ia demorar demais, eu ia ter que dar satisfação demais a quem não faz parte da minha vida, além de criar um clima pior. Pois o clima já foi “enegrecido” com a pergunta insistente da pessoa que a fez. (Então, já deu para perceber que eu não gosto desse tipo de comentário, não é? Rs...! Pode parecer inofensivo para quem faz, mas para quem recebe, não é muito legal! Afinal, já não é nem a 1ª vez e nem 10ª que peguntam. Então sim, fica chato!)
Aí você pode dizer: - Aaaah, mas a pessoa não faz por mal. – Sabe aquela frase que muitos acham cruel: 
De boas intenções o inferno está cheio? – Esse tipo de comentário, para mim, se encaixa nessa frase. Por quê? Muitas pessoas pensam em ajudar o próximo, mas não ajudam. Isso não faz uma criança deixar de ter fome. Muitas pessoas gostariam de cuidar melhor da saúde, mas não o fazem por preguiça e acabam morrendo de doenças bestas por falta de cuidado. Ou seja: boas intenções não fazem nada! O que muda algo são as ações!
Eu penso assim, quando penso em fazer um comentário:
1º: Esse comentário é pertinente? Ele vai ajudar o outro a ser melhor ou sentir-se melhor.
2º: Esse comentário que eu vou fazer, vai mudar algo ou vou fazê-lo só por fazer, falar da boca p/ fora?
3º: Esse comentário vai magoar a pessoa? Eu estou fazendo-o por achar que devo, que é o certo ou só para machucá-la?
4º: Esse comentário vai me afastar dessa pessoa? Vai trazer união ou desavença?

Se qualquer uma dessas perguntas você responder “não”, então, não faça!

Claro que muitas vezes fiz comentários sem pensar muito nisso e me arrependi. Magoei muita gente, principalmente minha família com aquela coisa de: “Ops, falei, agora já foi!”.
Como diz aquela frase: “As quatro coisas que não voltam para trás:  pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado.”
Palavras podem matar! Não rápido e eficaz como uma bala ou uma facada. Mas aos poucos, pode ir devorando uma alma em mágoa e humilhação. Temos que pensar 2, 3 ou até 4 vezes antes de colocarmos nossa opinião em qualquer assunto. Pois a resposta aparentemente "inofensiva" pode gerar inimizades e desconforto!

E existe aquele tipo “falso sincero”! “Adoro sinceridade (desde que eu fale, não ouça, Ok?)!” Ou aquele tipinho que “adoro”: Exemplo totalmente hipotético:

Você está numa cafeteria se deliciando com um pedaço de quiche, torta de chocolate e um chocolate quente. Do outro lado da mesa, você vê uma garota de olhando, rindo (muito provavelmente de você) e fazendo comentários com uma amiga. Até que a dona dos risinhos pede licença para sentar à sua mesa e começa a conversar com você.
- Oi, tudo bem? Eu sou fulana! Deixa eu te dizer uma coisa: você tem um rosto tão lindo! Se você cuidasse melhor do seu corpo, você seria mais bonita ainda! Veja eu, por exemplo: eu malho todos os dias...e começa aquele assunto de academia, suplementos, como se alimentar bem e cuidar da saúde e blá blá blá! (Antes que me crucifiquem, frequento academia, faço hidro, cuido da minha saúde e não tenho absolutamente nada contra quem o faz...é uma situação p/ ilustrar onde quero chegar).
Você, ouve aquela criatura falando sobre bíceps, tríceps e você apenas querendo alimentar seus “pânceps” em paz!

Esta pessoa com esse discurso não se importa com a sua vida! Ela não sabe se por exemplo, essa é sua primeira ou única refeição no dia. Ou se você está grávida. Se você saiu de um tratamento de saúde, com câncer, em que a pessoa incha. Se você tem problema de tireóide. Ou se simplesmente não tem tempo para malhar, pois têm 3 filhos, está divorciada e possui 2 empregos! E sua preocupação maior é dar educação e alimento para seus filhos, e não malhar! Afinal, você não tem tempo! Ou se você cuida da sua saúde, está de dieta, mas esse é dia em que você escolheu para sair da dieta! Ou se simplesmente, você gosta de como você é e quer comer, adora degustar delícias e pronto!

Até que depois desse discurso, você olha para a moça e diz: - Enfie o seu discurso onde quiser, mas não no meu tempo de paz! – E a pessoa sai abismada com sua falta de educação!

Você poderia dizer que só estava a fim de se esbaldar, ou que está grávida ou que tem 3 filhos e etc., mas, escolhe uma resposta para impelir essa criatura do seu momento de amor com sua torta! Afinal, ela não tem nada a ver com a sua vida.

Ela só quis ajudar” – Diz a amiga dela, olhando feio p/ você enquanto ela enxuga as lágrimas da amiga periguete ou te xinga. Não, ela não quis ajudar! Isso chama-se “falsa ajuda”!
É quando alguém te dá um “bom conselho”, entretanto, tudo que a pessoa quer, é se sentir superior a você!
Como Dar Bons Conselhos

Uma vez, uma amiga minha do coração e também linda de morrer, ouviu de uma vizinha algo assim: - O que aconteceu com você? Você era tão magrinha, tão bonita? – E ela respondeu: - Oras, eu comi e engordei! – E ela continuo: - Mas você tem que se cuidar, olha para mim! Eu estou me cuidando! – A pessoa que fez o comentário a essa minha amiga além de antipática deveras, era feia, aparentava ser mais velha do que era, e também estava acima do peso. Tipo, HELLOOOO! Se olhe no espelho, querida, antes de fazer um comentário desses. Só que minha amiga tinha muita educação ou pena e simplesmente deixou quieto. – Isso também é falsa ajuda! E outra coisa que sempre digo: Todos nós somos passíveis de sermos julgados. Você também não é perfeito! Você também pode virar alvo de críticas cruéis! Seu pé pode ser horroroso ou seu cabelo, seu nariz ou seu bafo! Então, não diga algo que você não gostaria de ouvir! Empatia é tudo para um bom relacionamento com qualquer pessoa!

Ou uma amiga que ouviu de uma pessoa totalmente sem noção a seguinte frase: - Você não fica triste, fulaninho, por sua irmãzinha ter olhos claros e você não? - Cara...não se faz esse tipo de pergunta a ninguém, muito menos a uma criança! Que tipo de adulto é esse?

Então, resumindo: nunca diga a alguém que engordou demais, se você sabe que a pessoa luta com a balança, ou emagreceu demais, quando ela também luta com a balança. Que a pessoa está mais velha, ou mais careca ou nunca diga a uma mulher grávida que ela está imensa, ou que ela vai explodir. Se ela disse que está grávida de um bebê só, ela está e pronto! Não seja insistente perguntando de novo, mesmo que a barriga dela esteja cutucando a sua própria barriga. Grávidas são sensíveis! Pelo menos eu sou! Choro até em propaganda de panetone! Futuras mamães querem devem sentir-se bonitas nessa fase, só pelo fato de gerarem uma vida! E não sentirem-se aberrações! Pois é assim que me sinto quanto sou perguntava trocentas vezes: - São gêmeos? Tem certeza?
Faça parte da campanha: FAÇA UMA GRÁVIDA FELIZ! Ela se constitui de duas simples etapas: diga-lhe que ela está linda e ofereça um chocolate! E você vai ganhar o amor e admiração dela pelo resto de sua vida!

Afinal, cada uma de nós tem um tamanho de olhos, bocas, pés, quadris, peitos e etc. Porque a barriga das grávidas deveria se encaixar num padrão? Tenho amigas que quando estava, grávidas, sua barriga de 9 meses era a minha de 5. E perguntavam a ela: - Tem certeza que você está grávida? Ou: -Tem certeza que esse neném é para esse mês? – A grávida quer parecer grávida, é bom!!! Deixa a pobre coitada desfilar com aquela barriguinha sutil e se achar ultra barriguda! Ela tem o direito!
Então, pessoas...pensem um milhão de vezes ao fazer um comentário a uma pessoa. Destruímos relações por causa de “sinceridade”. Só dê opinião quando for pedida e mesmo assim, com cautela. Escolha bem as palavras. Pois podemos afastar milhares de pessoas especiais e familiares com a nossa língua. O órgão mais pesado e perigoso do corpo humano é a língua, ela pode cortar laços e relações p/ sempre!



Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário